Resenha: Checho de Anita – Adriana Vargas

Cartas trocadas. Roubo de identidade.Anita é bookaholics assumida, e essa paixão pelos livros a fez criar o projeto Literando, o qual realiza pedalando pela ruas da cidade, para transmitir a mensagem de um livro ao seu escolhido. Mas, de repente tudo muda em sua pacata vida ao se apaixonar por alguém que não conhece... Ela quis ser a “Anita de Checho”, e responde às cartas que chegam até ela por um simples erro do endereçador. Ani desafia a família que tenta impedi-la, e foge para São Sebastião a fim de se encontrar com seu futuro amor, vivendo 48 horas como se fossem as últimas. Após seu retorno para casa, algo perturbador a aflige - como fumaça, Checho aparece e desaparece de sua vida, e sua missão agora é descobrir o que de tão estranho acontece, que os impede de ficarem juntos. Neste romance sobrenatural, carregado de emoções delicadas e amor pelos livros, nascem os sonhos e o desejo de realizá-los.


Checho de Anita é um romance nacional escrito pela autora Adriana Vargas, lançado pela Ella Editorial. O romance conta com uma boa dose de sobrenatural e um mistério muito intrigante.

O livro é narrado em primeira pessoa, pela personagem Anita, uma garota apaixonada por livros e um tanto atrapalhada para lidar com pessoas. Ela ainda não sabe o que quer fazer da vida, exceto pelo projeto Literando, criado para levar literatura a pessoas aleatórias. Anita é ingênua e solitária, mas sua situação se transforma ao receber uma carta endereçada à outra Anita. Encantada por aquelas palavras, a garota resolve responder e, de repente, está imersa em um relacionamento à distância, com um completo desconhecido que ela nem mesmo sabe se é real. Checho parece ser perfeito demais para ser verdade, mas ela decide ir contra todos para viver esse amor. O problema é que, após algum tempo, Checho começa a agir de forma esquisita, dizendo coisas sem sentido e desaparecendo após visitas surpresas. Anita não quer desconfiar de Checho, mas tudo indica que algo bem estranho está acontecendo, e não só na família do rapaz…

Quando comecei a ler, apesar da sinopse ter me conquistado, achei a leitura um tanto lenta. A história não engrenava, mas com paciência logo tudo se desenrolou. Como em toda trama sobrenatural, a maioria das atitudes e decisões da personagem soam um tanto surreais. Anita é impulsiva e se envolve em situações muito bizarras para alguém como ela. Seu relacionamento com a família é ruim, o que explica, de certa forma, aquela ânsia por fuga e romance, mas mesmo assim ela demonstra uma certa falta de amor próprio. Checho não demonstrou ser nada especial, a princípio. Sua história de vida me confundiu um pouco, especialmente no que envolve sua família. Por outro lado, o mistério acerca de sua vida vale a pena. Apesar da dupla principal, meu personagem favorito acabou sendo um que eu nem esperava fazer parte da história. Eu também não sabia que espécie de enredo sobrenatural estava envolvida na história, já que a sinopse não dá nenhuma dica, mas foi uma surpresa imensa encontrar um universo secreto bem interessante por trás de toda a trama. O final não é uma grande surpresa para quem leu do início ao fim e não me desagradou. Acho que tirando as péssimas escolhas de Anita ao longo de todo o livro, ela finalmente compreende melhor o que é bom para ela e para quem ama.

A capa e diagramação do livro são uma gracinha, bem delicadas. Acho que eu já me interessaria pelo livro só de ver a capa. Leitura recomendada, especialmente para aqueles que gostam de literatura nacional (a protagonista vive na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul… bem legal, né?).

“– Não é somente isso, Ani, são muitas situações. A personalidade que está conquistando te faz agir como se só existisse sua dor no universo. Eles devem sofrer em silêncio. Já parou para pensar?”

Compre o seu em:

1 comentários:

  1. As resenhas que leio desse livro são tão diferentes! Me deixam confusa, rs.
    Mas gosto muito da capa e do fato da personagem gostar de livros. Fiquei curiosa pra saber que mundo fantástico é esse q surge.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)