Resenha: A Lista – Cecilia Ahern


Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente. Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira. Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.

A Lista (título original: One Hundred Names), é um romance da Cecilia Ahern, autora de P.S. Eu Te Amo e Simplesmente Acontece, lançamento de maio pela Editora Novo Conceito.

Kitty está com a carreira de jornalista por um fio, graças a um erro muito grave que cometera. Embora as coisas estejam se resolvendo em relação ao maior prejudicado por seu erro, a situação ganhou tanta repercussão que ela vem sendo perseguida por pessoas iradas com sua participação na confusão. Enquanto se esquiva de frutas podres (e todo tipo de porcaria) arremessadas na porta de sua casa, seu namorado vai embora, sua mentora está se esvaindo no hospital, seu melhor amigo está sem paciência com ela e até a revista em que trabalha está sofrendo por seus atos. Está tudo uma bagunça e Kitty nem sabe por onde começar para ajeitar as coisas. Mas Constance, sua mentora, deixa um último trabalho para ela, quase uma incógnita. Tudo o que ela precisa fazer é entrevistar os cem nomes encontrados em uma lista feita por Constance. Sem problemas. Só que não. Logo nos primeiros nomes, ela já percebe que aquelas pessoas não possuem nada em comum e, como Constance não especificou na lista o que havia de interessante naqueles nomes… Kitty precisa descobrir, pessoalmente, o que cada uma tem de tão peculiar a ponto de merecer uma entrevista.

“– Meu Deus! Não sei nem por onde começar. Não consigo pensar em nada de excepcional que eu tenha feito na minha vida… nunca salvei a vida de ninguém, nem ganhei prêmio nenhum… não vejo nenhuma razão para o interesse dela em mim.”

Sabe aquele livro que parece mais um romance leve e quase nada emocionante? Pois é, não é este o caso. A Lista é um exemplo surpreendente de que algumas histórias vão muito além do que prometem. A narrativa em terceira pessoa acompanha Kitty, mas também permite ao leitor conhecer um pouco das impressões de outros personagens ao conhecê-la. Basicamente, a história aborda duas fases de Kitty: perdida e se encontrando. É bem o tipo de livro que descreve a evolução do personagem após o fundo do poço, mas de uma maneira muito despretensiosa e, até mesmo divertida. Os personagens secundários também possuem peculiaridades que ajudam muito na construção da trama, trazendo uma certa magia para a vida de Kitty, que tanto estava cinzenta. Steve, por exemplo, o melhor amigo decepcionado, no início parece um grande chato, mas suas convicções acabam demonstrando tudo o aquilo que Kitty vinha perdendo, e isto é só um detalhe, já que cada personagem apresentado traz à tona um pedacinho da história, que ao final, está completamente entrelaçado. E o mais interessante é descobrir o porquê da escolha de cada nome da lista. É incrível e traz uma linda lição. A história é mesmo deliciosa!

“– Você não acredita no amor?
Nesta semana, não acredito em muita coisa mais, não.”

A capa é linda, mas os detalhes da diagramação não param por aí. Os galhinhos que enfeitam a capa estão espalhados ao longo das páginas, e até o verso da capa é uma graça, com um fundo roxo maravilhoso. Resumindo, o livro todo é uma lindeza, em aparência e conteúdo.



Cem nomes… cem pessoas.
Kitty Logan herda uma lista e a missão de contar uma história.

14 comentários:

  1. Vi o livro semana passada na Leitura e peguei para ler atrás justamente por causa dessa capa maravilhosa, amo essas cores e o desenho está perfeito com o titulo no meio.
    Depois que li me interessei pela estória demais, e quase comprei, só não deu para levar pq eu já estava com 4 na mão, haha. Mas já pus na lista de desejos.
    Gostei da resenha, consegui visualizar bem que tipo de estória se trata e com certeza faz o meu gosto, sabendo que mostra a evolução do personagem e que é emocionante já me anima mtoooo!
    Fiquei bem curiosa com a lista e os motivos de cada nome estar lá.
    Com certeza vou ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É triste ter que escolher qual vai com a gente pra casa e qual fica, ne? Sei bem como é isso, haha.
      A lista tem uma razão muito fofa :)

      Excluir
    2. Aiiii....precisando ler logo!
      Ainda nao comprei... Curiosa em sabe como ela entrevistou esse tanto de gente também.
      Tipo que eu estou com muitas perguntas! haha

      Excluir
  2. Adoro os livros da Cecilia, não tenha um que posso dizer que é ruim, pretendo comprar esse livro em breve com certeza. Tem um livro parecido com esse "os 13 porquês já ouviu falar? ele também envolve lista. Não é tão bom quanto deve ser " A lista", que em breve estará em minhas mãos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a Cecilia manda muito bem, ne? Pelo menos pelo que já li e falam por aí...
      Os 13 pqs é bem diferente, mas também adoro. É um livro daqueles!

      Excluir
  3. Oie Camilla =)

    Esse livro me surpreendeu na forma mais positiva possível. Em alguns momentos me emocionei bastante com a história dos personagens.
    É uma narrativa singela, mas que ao mesmo tempo nós ensina muita coisa.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mim também!
      Os personagens são aquelas peculiaridades que encontramos e não nos damos conta até que algo extraordinário aconteça <3

      Excluir
  4. Aiii, que lindeza!
    Desde o lançamento que estou doida para ler esse livro
    Gostei muito da premissa e de todas as resenhas que tenho lido
    E a diagramação parece impecável! Adoro livros caprichados assim

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  5. Caramba. Realmente esse livro parece ser muito bom. Confesso que não estava nem um pouco animada com ele. Nem sequer tinha cogitado lê-lo. Mas depois dessa resenha, menina. Me deixastes bem curiosa. Fiquei me perguntando como assim ela vai ter paciência para entrevistar 100 pessoas, porque tipo é muito. Muita gente mesmo. E também a ligação entre elas. Porque caramba, gente demais.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POis é, também estava bem intrigada com essa paciência que ela teria que ter, mas olha, a coisa flui, viu? Logo ela percebe o motivo e, ai ai, é bem legal :)

      Excluir
  6. Oi Camilla!
    Adorei a resenha, me fez ficar curiosa com um livro que até então não tinha despertado minha curiosidade!
    Nunca li nada da Cecelia e eu pensava que esse livro seria maçante, por falar de tantos personagens e histórias. Pelo visto, me enganei. =D
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acaba que não mesmo. O livro tem uma história bem leve, mas desperta aquela curiosidade para conhecer os objetivos da entrevista e tal :)

      Excluir
  7. Estou namorando este livro desde que lançou, e está é a primeira resenha que leio dele. Simplesmente fiquei morrendo de vontade de ler ele, mais do que já estava.
    Eu amo a diagramação da Novo Conceito, eles são perfeitos =)

    Bjoss

    Blog: http://true-luv.com/inolvidable

    ResponderExcluir

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)