Resenha: Luz e Trevas - A Guerra dos Fae #3, de Elle Casey


Jayne Sparks está mais destemida, engraçada e rebelde do que nunca, tendo que enfrentar os problemas causados acidentalmente pelo duende Tim, aprender a manipular melhor seus poderes com O Verde, conhecer traições de um grande amigo e descobrir quais são os motivos secretos pelos quais há uma guerra incessante entre Faes das Trevas e Faes da Luz. Seus poderes podem torná-la vulnerável às manipulações dos Fae das Trevas, e ela poderá torna-se prisioneira de forças inimigas. Mas sua astúcia sempre estará lá.


Luz e Trevas é o terceiro volume da série A Guerra dos Fae, escrita por Elle Casey e publicada pela Geração Jovem (Geração Editorial). A série possui o enredo voltado para fantasia, Os livros anteriores são As CriançasTrocadas e Chamado às Armas e ambos foram resenhados no blog.

A história começa exatamente do ponto em que parou no volume anterior. Após descobrir ser uma criança trocada e conhecer o mundo a que pertence, ao lado de várias outras espécies de seres mágicos, os fae, Jayne e seus amigos estão em um tenso confronto direto com um fae inimigo. Além de ter que voltar para a base dos Fae da Luz com um amigo ferido, ela ainda vai ter que explicar a chegada de outro, criando um belo conflito burocrático entre os fae, regado a ameças e palavrões como só Jayne sabe fazer. Com a aproximação da guerra, que envolverá os fae da Luz e das Trevas, tudo gira em torno de estratégia e precaução. Entrar na floresta sozinho não é uma opção se o fae quiser voltar para casa, assim como a linha que divide a luz e as trevas está ficando mais tênue. Jayne, na tentativa de salvar um amigo, acaba fazendo um estranho e perigoso acordo, que vai ter um grande peso nos acontecimentos finais. Infelizmente, teremos uma triste troca de lado, feita por um personagem bem querido.

Como havia dito nas resenhas dos volumes anteriores, A Guerra dos Fae é uma série que me encantou bastante, não por ser bonitinha, mas por mesclar fantasia e uma boa dose de sarcasmo. As personagens são tão diretas e carismáticas que, mesmo quando estão sendo grosseiras ou bizarras ainda são amáveis. O terceiro volume segue a mesma fórmula dos anteriores, mantendo um certo suspense e a narrativa do ponto de vista da Jayne, a fae mais desbocada que já conheci. Por alguma razão, pensei que a série se tratava de uma trilogia e, por isso, fui cheia de sede ao livro, achando que seria o volume final. Bem, não é. Na verdade, o que me pareceu foi um volume de enrolação, apenas para acrescentar alguns dramas e nada mais. Ao contrário dos anteriores, não senti a mesma curiosidade a cada página, pois a maioria dos trechos são monótonos e não chegam a lugar algum. Apesar disso, pequenos novos detalhes foram acrescentados à trama, fatores que certamente trarão um encerramento bombástico da série.

Embora não tenha sido um livro tão bom e instigante quanto os anteriores, Luz e Trevas nos conduz a um certo conhecimento dos personagens, apresentando seus motivos por terem escolhido um dos lados e dando-lhes um pouco mais de humanidade, até mesmo àqueles que pertencem às trevas. Mais uma vez, a história termina em um ponto crucial e extremamente tenso da trama, o que provavelmente nos guiará ao último volume da série se esta se encerrar no próximo.

A diagramação do livro, assim como a dos anteriores, é apaixonante, com páginas escuras ao iniciar um novo capítulo. A capa é tão linda e sugestiva quanto às outras e, se compararmos as três, veremos que há uma aproximação/evolução da personagem, gradativamente. Imagino que seja a Jayne, inicialmente perdida e confusa, desenvolvendo seus poderes e chegando mais perto da verdade e do confronto final. Viajei?


2 comentários:

  1. Conheço uma pessoa que ja leu e gostou muito mas ainda nao vi esse livro em nenhuma livraria fisica. As capas deles sao legais mesmo.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)