Resenha: A Aposta – Vanessa Bosso


A primeira experiência amorosa de Nina não foi nada boa. Diante de tamanha decepção, a garota não quer saber de namorados e seu coração virou uma pedra de gelo. No colégio, os garotos lançam uma aposta a Lex, o grande pegador , daqueles que arrancam suspiros até mesmo de objetos inanimados. Será que ele, com todo seu poder de sedução, conseguirá conquistar o coração de Nina? De forma hilária e dinâmica, a autora levará os leitores a uma viagem inesquecível, na qual a amizade e o amor reinarão em absoluto... Até que uma vingança surja em cena para estragar tudo. Quem sairá vencedor?
Façam suas apostas. O jogo está prestes a começar.



A Aposta, escrito pela autora Vanessa Bosso e lançado pelo selo Novas Páginas da Novo Conceito, é um romance juvenil nacional cheio dos dramas e descobertas da adolescência, recheado de confusão e amizade.



Bom, antes de qualquer coisa, este livro foi uma grande surpresa para mim. Pela sinopse eu não imaginava que se tratava de um romance adolescente, então assim que percebi fiquei um pouco impaciente, talvez até decepcionada. O problema é que a leitura se desenvolveu de uma forma muito ágil e gostosa e, em uma única tarde eu já havia devorado as 286 páginas. Surpresa boa, não é? Pois vamos ao que interessa.


Nina é uma verdadeira megera indomada. Apesar de esquentada, ela é gente boa, estudiosa, boa filha e amiga leal, mas não quer nem ouvir falar em garotos, já que sua última experiência com um deles não foi nada legal. Prestes a terminar o colegial, sua turma planeja comemorar o fim das aulas com uma inesquecível viagem a um litoral paradisíaco, o que, naturalmente, levanta os ânimos de toda a galera, especialmente dos que ainda têm alguma esperança em descolar um romance antes que todos partam para suas vidas de adulto. Lex é o típico pegador da escola: bonito, convencido e idiota. Ele comete o erro de aceitar o desafio de um amigo e acaba se dando muito mal com Nina. Mesmo após a confusão, os apostadores têm planos para Lex e Nina, que não conseguem se livrar de tanta gente torcendo por eles/contra eles. O resultado, naturalmente, é desastroso, mas você só vai descobrir quando ler o livro…


A Aposta é narrado em terceira pessoa, de forma muito inusitada. O narrador fala com o leitor o tempo todo, dando opinião a respeito da história e dos personagens de forma divertida e, até mesmo, muito intrometida. Por se tratar de uma narrativa mais ágil, não ficamos presos aos mimimis dos personagens, que estão sempre agindo antes que sequer pensemos no que eles podem fazer a seguir. Apesar de ser uma história leve, alguns detalhes inseridos no contexto são bem sérios e polêmicos, o que possibilita uma boa reflexão. O papel dos pais é bem secundário, quase inexistente, o que deixa a narrativa um tanto surreal, mas nada que já não se espere de uma história que se passa, na maior parte do tempo, em uma viagem de férias longe dos pais e sob supervisão de apenas dois aultos/professores.


Basicamente, o enredo divertido cumpre seu papel. Capa e diagramação estão de acordo com a vibe do livro, que eu recomendo a todos que gostem de romances com toques divertidos e cheios de amor e ódio.


Vamos tentar entender o porquê de Nina ser tão avessa a garotos. Tudo está no psicológico, Freud elucidaria. Talvez a garota enlouquecesse o neurologista antes de ele se explicar.”

8 comentários:

  1. Camilla, A Aposta certamente me interessa, primeiramente por mostrar a escrita de uma autora nacional e, por fim, a aposta em si. Estou bem curioso para conhecer e entender um pouco mais sobre a aposta que envolve Nina e o garoto do colegial. O cenário já é de total agrado para mim, apenas quero confirmar o que muitas pessoas acham sobre a história, a sua genialidade em romance inovador. Gostei bastante!

    ResponderExcluir
  2. Já tive oportunidade de ler outros livros da autora e gosto muito da forma como ela escreve, então, assim que tiver oportunidade vou querer ler este também para comprovar, mas tenho certeza que será como você disse, uma leitura leve.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Li diversos comentários sobre esse livro, tanto positivos quanto negativos. Que bom que você gostou do livro e realmente a leitura tem que ser muito fluida e a história muito boa para ler um livro de 286 páginas em uma tarde. Como gosto de livros de romance, me interessei por esse, apesar de não curtir muito romance adolescente, algo nesse livro despertou minha curiosidade e me fez querer ler. Pretendo ler A Aposta em breve.

    ResponderExcluir
  4. Pelo que percebi você gostou, mas não adorou o livro né?! Já li O homem perfeito dessa autora e curti muito. Por isso claro que quero ler. Amo romances, ainda mais quando vem com uma dose de romance incluída. E não acho tão surreal assim os pais distantes. Afinal, muitos pais são. Mas também depende da forma que a história foi abordada.

    ResponderExcluir
  5. Eu também não sabia que era um romance adolescente, acho que pela capa, mas eu nem imaginava... Gostei de saber que a história é leve e ágil, e que foi uma surpresa boa. E fiquei curiosa pra conhecer livro. Com certeza vou ler :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. gente, socorro, pela capa pensei que era um romance adulto pq o casal não parece nada adolescente #sos klajdadad
    mas fora isso acho que só vou dar uma chance pra leitura por dois motivos: nacional e uma narrativa em terceira pessoa que dá pitacos, eu já to rindo só de imaginar (isso é bom HUAEHUAEU)

    ResponderExcluir
  7. Eu já estava com bastante vontade de ler esse livro, e agora minha vontade só aumentou. Esse livro parece ser bem gostoso de ler, e os personagens parecem ser ótimos.
    Só não gosto muito de livros na terceira pessoa, mas fiquei com vontade de conhecer essa narrativa inusitada =)
    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Pela capa achei q fosse um YA e nao um romance juvenil, pelo menos a surpresa foi boa pelo menos.
    Narrador que participa da historia eu nao tenho lido mtos assim, mas pelo jeito esse deu certo e fez a historia ficar boa e divertida.
    Eu quero mto conhecer a escrita da Vanessa Bosso, mtos blogs falando bem do livro.
    Beijos.

    https://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)