Sspecial: As crônicas das irmãs bruxas


No Sspecial de hoje quero falar sobre uma trilogia maravilhosa: As crônicas das irmãs bruxas, escrita pela Jessica Spotswood e publicada no Brasil pela Editora Arqueiro. Eu sempre gostei de bruxas literárias. Dificilmente me decepcionei com algum livro que abordasse o tema, mas ultimamente tenho lido muito poucos deste tipo. Conheci a trilogia logo que o primeiro volume foi lançado por aqui, com uma capa linda e uma sinopse básica. Não foi nenhuma surpresa o fato de ter encontrado na história muito mais do que um conto sobre a vida de uma jovem bruxa. Bom, com o iminente lançamento do último volume, previsto para junho, sinto a necessidade de falar um pouquinho dos volumes anteriores, que infelizmente não foram resenhados no blog. Vamos lá?

Enfeitiçadas (Born Wicked) #1

Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido? Prepare-se para se encantar com os jovens pretendentes de Cate, abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam a meninas e mulheres, e aguardar ansiosamente pela sequência de As Crônicas das Irmãs Bruxas.

Cate sabe que é uma bruxa e, ainda que sinta falta das lições de sua mãe, ela tenta guiar as irmãs, mais jovens, de forma que ela não só não se percam, como também não sejam descobertas. Nós sabemos qual seria punição para uma mulher acusada de bruxaria, não pense que com menininhas seria diferente. Entretanto, todo cuidado é pouco quando se tem poderes magníficos, só esperando para serem utilizados, especialmente nos momentos de desespero. Cate é superprotetora, mas também é humana, o que significa dizer que também comete erros.
Como todo bom romance, há garotos envolvidos, mas não chega a haver um triângulo (basta ler para entender), pois a personagem sabe o que quer bem de início. Por outro lado, há uma pequena rixa familiar, algo que, na minha opinião, é o ponto que mais provoca emoções como raiva, irritação e desejo de morte no leitor. Uma das irmãs é tão insuportável que é quase impossível não desejar que alguém lhe drene os poderes e apague toda aquela vontade de contradizer a irmã. Por outro lado, com toda a obscuridade que cerca o mundo das irmãs, há também a bondade. É difícil confiar na maioria dos personagens, que sempre parecem manter segundas intenções ou, no mínimo, estarem prontos a queimá-las na fogueira, porém alguns são realmente agradáveis e de confiança.
Para quem espera por uma historinha de bruxas adolescentes, cheia de feiticinhos bobos e aquele dilema de “não ser descoberta”, insisto que não é o caso. A trama é bem digna das histórias de bruxas mais obscuras (não as de bruxas de Halloween, comedoras de criancinhas ou de aparência medonha), pois o que Cate e suas irmãs mais têm a perder são suas próprias vidas, sem que sequer tenham feito algo de errado. Este é, basicamente, o dilema da primeira parte do livro, pois em seguida, uma descoberta causa uma gigantesca reviravolta na história, que não é bem como as garotas achavam ser. O final é inesperado, aliás a maioria das atitudes de Cate são surpreendentes, algo que só me fez amar ainda mais o livro. Mesmo me desagradando no quesito “eu não queria que fosse assim”, o livro termina deixando o gancho perfeito para a sequência. Assista ao Booktrailer.


Amaldiçoadas (Star Cursed) #2
Cate Cahill tomou a decisão mais difícil de sua vida e resolveu largar tudo para proteger aqueles a quem amava, mas não poderia imaginar os obstáculos que ainda teria pela frente. Agora, vivendo disfarçada entre as outras moças da Irmandade, ela precisa se manter a salvo dos implacáveis caçadores de bruxas e lidar com grandes dilemas pessoais, como a distância de seu grande amor e os conflitos que envolvem suas irmãs Tess, uma menina doce e ingênua que guarda um grande segredo, e Maura, a jovem bela e ambiciosa que pretende fazer de tudo para se tornar o centro das atenções. Será que Cate está pronta para liderar as bruxas de sua geração e ganhar o respeito de uma sociedade que condena a feitiçaria? E seria ela a bruxa da profecia, a mulher mais poderosa já nascida em muitos séculos e capaz de revolucionar a história do mundo? Envolva-se ainda mais na história de Cate e de todas as mulheres fortes que a cercam e segure seu coração para torcer pelo amor de Cate e Finn neste volume que traz revelações imperdíveis antes da conclusão da saga das irmãs Cahill.

O segundo livro se inicia com a nova vida de Cate, inserida na Irmandade. Ela está distante das irmãs que tanto quer proteger e do garoto que ama, mas muito perto da raiz de todos os seus problemas: aqueles que caçam pessoas como ela. Vivendo tão perto do mal, figindo ser alguém tão diferente de quem realmente é e, necessitando tanto de alguém em quem confiar, não demora muito para encontrar uma brecha e planejar uma saída segura. O problema é que, só porque uma pessoa é como ela, ou seja, bruxa, não quer dizer que seja de confiança, certo?
Esta sequência está ainda mais obscura e tensa do que o primeiro livro. Com tanto acontecimento se desenrolando sobra muito pouco para mantermos a calma e acreditar em um final feliz para Cate e suas irmãs. Quase tudo dá errado, até mesmo os desencontros. O final é odiável, pois aquele personagem irritante consegue se superar e causar o maior choque que o leitor poderia sofrer com a trilogia (espero, né?). Eu não sei como Cate vai resolver tanta coisa no próximo livro, mas uma coisa é certa: ela vai precisar de grandes poderes para lidar com tudo. Provavelmente, nós, leitores, vamos precisar de um coração novo também…

A sequência, terceiro e último livro, Predestinadas, será lançada em junho e, não vai faltar problema para Cate resolver… Como já disse, a história é ótima, mesmo os infortúnios sendo maiores do que as vitórias. Espero que os personagens finalmente tenham sossego, claro, sem que precisem morrer para tanto. É a série bruxa que mais recomendo atualmente, pois possui uma narrativa sombria e encantadora, ao mesmo tempo.

20 comentários:

  1. Gostei de saber que a história puxa para um lado mais obscuro, pois de alguma maneira eu pensei que seria uma história bem teen. Eu já tinha um interesse pela trilogia e saber disso só me deixou mais curiosa em relação a história.

    Blog | Paixonites Literárias Xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada teen, rs, também temia isso, mas é bem diferente, bem mais dramática e séria :)

      Excluir
  2. Eu não sei o que achar desse livro. Sinceramente... não leria no momento!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  3. Nunca li esta trilogia, e também não tenho interesse de ler ainda... amor, revisa a resenha na parte "não vai faltar probelma para Cate resolver" o PROBLEMA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica. Tem acontecido bastante essa troca de letras nessa mesma palavra... obrigada

      Excluir
  4. Já me indicaram essa trilogia... mas sei lá, não acho q vou gostar então prefiro nem arricar sabe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um com seu gosto, ne. Nem todos gostam muito de bruxas, rs, eu entendo :)

      Excluir
  5. Oi Camilla!
    Já li ótimos comentários sobre essa série, fiquei curiosa pela história.
    Seu post me deixou mais propensa a adicioná-la na lista de leituras. =)
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Oie Camila =)

    Ainda não tive oportunidade de ler os livros dessa série, mas tenho bastante curiosidade por se abordar uma temática que gosto bastante.

    Espero ter a oportunidade de conhecer esses livros em breve ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste também. A temática também me atrai muito

      Excluir
  7. Caramba ai sim, gosto de histórias de garotas decididas e sendo bruxas, mais bacana ainda porque né. Quem não curte uma histórinha sobrenatural?! Eu já tinha ouvido falar da trilogia e fiquei bem interessada agora sabendo desse seu amor por ela mais ainda. Até aceito de presente viu?!

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Seu post caiu como uma luva!, comprei o livro na promo da Fnac mas nem li muitas resenhas, pelo jeito é uma ótima fantasia.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  9. Hello!!
    Gosto desse universo de bruxaria, magia e poderes!
    Fantasia sempre é bom pra distrair a cabeça. Li a sinopse de cada livro e realmente me interessei por elas, a série está ficando famosa, vários blogs escrevendo bem sobre a estórias das irmãs bruxas e a saga delas.
    Gostei do termo que usou: bruxas literárias, deu pra entender bem o tipo de bruxa que gosto tb, nada de bruxas mas que comem crianças, nem que fazem feitiços bobos.
    Ótima resenha, que por sinal aumentou a minha curiosidade sobre a série.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb gosto desse universo, especialmente quando há uma trama inteligente e séria, mesmo que puramente fantástica.
      Bruxas, só literárias mesmo, rs, adoro :)

      Excluir
  10. Eu amo essa serie!!!!!!!
    A Cate é uma bruxa muito f...
    e o Finn então!

    louca pra chegar o último logo

    ResponderExcluir

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)