Resenha: Matando Borboletas – M. Anjelais


O primeiro amor, a inocência perdida, e a beleza que pode ser encontrada até nas circunstâncias mais perversas. Sphinx e Cadence — prometidos um ao outro na infância e envolvidos na adolescência. Sphinx é meiga, compassiva, comum. Cadence é brilhante, carismático — e doente. Na infância, ele deixou uma cicatriz nela com uma faca. Agora, conforme a doença de Cadence progride, ele se torna cada vez mais difícil. Ninguém sabe ainda, mas Cadence é incapaz de ter sentimentos. Sphinx quer continuar leal a ele, mas teme por sua vida. O relacionamento entre os dois vai passar por muitas reviravoltas, até chegar ao aterrorizante clímax que pode envolver o sacrifício supremo.

Matando Borboletas (título original: Breaking Butterflies), escrito por M. Anjelais, lançamento da Verus Editora, é um romance juvenil que aborda temáticas como transtornos antissociais e relacionamento familiar. Não chega a ser um livro pesado, mas não é cores e borboletas, como a capa poderia sugerir.

Encontrei esse livro numa livraria; nunca tinha ouvido falar da história, visto a capa ou qualquer coisa relacionada, mas foi amor à primeira vista. Um amor bem bizarro, pois para quem não sabe, sofro de motefobia, isto é, tenho pavor das inofensivas (para vocês) borboletas/mariposas. O que isso tem a ver? Bem, foi justamente a capa com essa borboleta em tons de tinta roxa e azul que me atraiu. A sinopse também ajudou, claro, e saber que a capa escondia a verdadeira e brilhante temática da história foi o ponto de partida para minha certeza: eu precisava desse livro. Passada toda a euforia da compra, descobri que o livro era completamente diferente de qualquer coisa que eu poderia ter imaginado. Para quem gosta de psicologia, psiquiatria ou qualquer assunto ligado aos transtornos da mente humana, o livro é, certamente, uma ótima pedida de ficçãoxpsique. Agora, chega de enrolação e vamos à resenha.

Sphinx e Cadence cresceram juntos sendo filhos de duas melhores amigas. Antes mesmo de serem concebidos, suas mães já haviam prometido um ao outro, de forma que o nascimento de ambos, com diferença de meses, só veio a confirmar tal ideia. Enquanto Sphinx foi uma garotinha tranquila e nada excepcional, Cadence foi o menininho brilhante, perfeito em tudo o que fazia e autosuficiente em matéria de sentimentos. Aos 5 anos, um episódio com uma bela borboleta deixou uma pista para quem quisesse ver: a frieza nos olhos azuis de Cadence poderia ser algo mais…

Ele era um excelente artista mesmo quando pequeno. Enquanto eu estava apenas começando a desenhar pessoas de palito, ele desenhava retratos incríveis, como uma criança prodígio. (...)enquanto eu ainda balbuciava e falava como bebê, ele surpreendia as pessoas com longas frases e fala perfeita; enquanto eu me agarrava à minha mãe, ele era totalmente independente e sempre conseguia o que queria.”

A narrativa se apresenta em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Sphinx. Após um evento terrível, que forçou a separação dos personagens, a vida da garota vai bem, na medida do possível. Ela ainda luta para esconder a cicatriz que a demarcou como a uma cabeça de gado, e ainda é a pessoa nada excepcional de sempre. Ela não vê Cadence há muito tempo, o que é interessante, pois suas lembranças lhe obrigam a pensar nele com mágoa, ainda que uma parte dela sempre pareça desejar algo daquele garoto cheio de luz e trevas. Tudo muda quando ela decide atravessar o oceano para encontrá-lo, agora que ele está extremamente doente. Só então começamos a pensar no grau de anormalidade que ela esconde…

Cadence ainda é frio, não sente remorso, apatia ou conhece qualquer emoção a fundo, mas algo está acontecendo. De alguma forma, a presença de Sphinx é crucial para o que quer que ele esteja desejando encontrar. Mesmo doente, ele consegue subjugar Sphinx a ponto de não restar muito dela, a não ser medo. Mas o ponto é: ela jamais foi obrigada a tolerá-lo. Tudo o que ela precisa fazer é voltar para a segurança de sua casa, ao lado de seus pais. Simples, mas não para ela. Sphinx quer estar ao lado de Cadence; quer vê-lo reagir a ela ao tentar copiar suas emoções. Mesmo sabendo o grau de periculosidade do garoto, ela ainda se mantém ali, sob o mesmo teto, aceitando as migalhas de seu olhar ocasional. Esquisitíssimo, mas brilhante. Para mim, não é a condição patológica/psicológica de Cadence que impressiona no livro, mas a resposta de Sphinx a tudo o que ela vive ao lado dele.
 
Quando terminei o livro, não sabia muito o que pensar. O final não foi o que eu esperava, definitivamente. Ele foi o que eu chamaria de água-com-açúcar, pois a história tinha muito mais a oferecer. Entretanto, as atitudes de Cadence conseguiram passar tudo o que a caracterização do personagem exigia. O livro não é nenhum thriller, algo que até o finalzinho eu esperava que fosse. Na verdade, é mesmo uma história juvenil abordando um assunto um tanto polêmico, de forma mais leve, sem que se cause um grande mal-estar. Provavelmente, será um daqueles livros nos quais você passa toda a leitura sussurrando: sai daí, guria; ficou louca?; no que você está pensando, Sphinx?; e por aí vai...

A diagramação está linda, sem dúvida. Além da figura da capa, as cores utilizadas na lombada e nas orelhas possuem uma importante ligação com a história, que só o leitor irá perceber. Borboletinhas estão espalhadas por todo o livro; até mesmo nas páginas. Considero este livro, em termos de arte de capa e diagramação, um dos mais bonitos que conheço.

Todo mundo adorava os olhos de Cadence, as pessoas sempre diziam como eles eram lindos, como eram diferentes. Como eram completamente fora do comum. Às vezes, pensei, ser comum é melhor. Foi a primeira vez na vida que eu percebi que algo pode ser tão incomum a ponto de estar quebrado, tão extraordinário que significa que há algo errado ali.”

27 comentários:

  1. Minha amiga tem esse livro, quero ler muito. Adoro borboletas, apesar do título ser mal :(

    ResponderExcluir
  2. Oi Milla!

    Realmente, coloquei esse livro na lista de desejados e vai continuar sendo, porque sua resenha só me instigou mais. Seu comentário sobre a finalização do livro me fez lembrar de Garotas de Vidro, que aborda o tema anorexia e bulimia entre adolescentes, ele teve um desenvolvimento tão real e doloroso que no final a autora quis dar uma suavizada sendo que eu esperava algo mais dramático ~nathália
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, tenho garotas de vidro há séculos e até hoje não animei pq achei que seria muito hard. Vou dar uma chance então :)

      Excluir
  3. Socorroo!! Não sei o que dizer. Depois de ler sua resenha fiquei curiosa para saber qual o rumo dessa história. Não parece ser um romance e isso faz eu pensar que talvez eu goste, porém tenho certo receio de Thrillers, mesmo vc dizendo que este não é, eu senti como se fosse. Como se algo estivesse a espreita atrás da porta pronto para pular e fazer desgraça. Bom, acho que minha curiosidade irá superar esse receio, bem provavelmente eu vou querer ler, mas vou precisar de um tempo para ter certeza ($$$) se é que me entende rsrsrs. Adorei a resenha Camis :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece mesmo um thriller. Você vai ter essa sensação até o final, só não vai ser pega de surpresa. Não tanto, pelo menos... :)

      Excluir
  4. Que capa linda!!!!!!!!!!!
    Que cara louco, fiquei curiosa com essa dupla estranha. Vi esse livro na loja outro dia e quase comprei, agora ja sei que vou querer.
    beijos
    Carol

    ResponderExcluir
  5. Pela premissa do livro, essa capa engana mesmo, hein?!
    Fiquei curiosa para conhecer os personagens. Principalmente a Sphinx e saber o motivo dela ir atrás de Candece.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    Sorteio de caneca personalizada de A Culpa é das Estrelas. Participe!

    ResponderExcluir
  6. Também não conhecia, mas parece bem legal.
    A estória parece densa e bem intensa. Acho que no fim a gente fica até emocionada..


    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar desse livro. A capa é linda e o título deveras chamativo, mas estou fugindo de livros com final previsível, sei lá... tô querendo que tudo me surpreenda para se tornar especial. Mas leria... no futuro.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que tenha sido previsível, pelo contrário, esperava que fosse mais pesado.

      Excluir
  8. Oi!
    Lembro de ter visto o lançamento do livro mas não li a sinopse. Pelo que vi da resenha é muito bom, apesar dos pesares que tu citou.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  9. Nao conhecia este livro, mas a resenha não deixou a desejar... que sabe um dia eu leia? pq estou com mts livros pra ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fila interminável... sei como é, rs :)

      Excluir
    2. Poh nem fala, meu caderninho ta pedindo help de tanto livro que tem! Tenho uns 10 pra ler já comprados e já estou providenciando outros haha

      Excluir
  10. Oi tudo bom?
    Ai esse livro tem cara de que vou chorar, não sei por que kkk Vou conferir então pra saber se é bom assim,

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha. Desde que a Verus divulgou a capa/sinopse do livro que eu fiquei louca para lê-lo e seus comentários só me deixaram mais curiosa. Confesso que estava esperando algo mais dramático e profundo, mas pelo menos agora não vou correr o risco de me decepcionar por ver uma abordagem um pouco mais leve do tema.

    Blog | Paixonites Literárias Xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até é um bom drama, mas não chega a ser profundo por causa das atitudes da personagem mesmo...

      Excluir
  12. Ou seja, no final eles ficam juntos é isso?!

    Cara vou te confessar uma coisa, eu comecei a ler a resenha, pois achei que este livro não ia me interessar em nada, nadinha mesmo. E devo confessar agora que muito pelo contrário fiquei curiosissima pela história (futura psicóloga ainda por cima). E aos 5 anos o que ele fez oi matar uma borboleta é isso? E outra coisa o livro explica o porque de toda essa maldade dele?! Eu sei, eu sei estou querendo saber demais kkkk mas é que fiquei interessada mesmo.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, tem muita coisa nesse livro! Só lendo pra você entender e super recomendo para a galera da psicologia. Não cursei isso, mas já quis muito e foi o que mais me chamou atenção, essa parte psicopatologias... enfim, não é nada óbvio, pode acreditar!

      Excluir
  13. Nossa, que nomes mais estranhos esses dos protagonistas, Sphinx e Cadence. Tive até dificuldade de saber quem era a menina e o menino, hehe.
    Então, eu não entendi muito bem a sinopse , mas a sua resenha está muito boa e entendi melhor.
    Sinceramente não me agradou muito a estória, que amor é esse gente?! Achei meio estranho da parte dela, o Cadende é todo estranho e até machuca ela e mesmo assim ela fica querendo ficar com ele?? Ah não, cade amor próprio?
    Bom, posso ter entendido errado, não sei...mas não gostei muito da estória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, é verdade, os nomes são loucos, cheguei a achar que eram 2 meninas e tive que reler a sinopse pra entender. Pois é, a grande cartada do livro é justamente isso, a reação de Sphinx perante o mundo. Dá raiva mesmo :)

      Excluir

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)