Acho
que não é novidade para ninguém o Brasil ser um país formado por
uma população cristã, em sua maioria. Se há uma maioria, quer
dizer que também existe uma minoria, o que significa que, em termos
absolutos, não posso crer que todos os leitores amigos do blog sejam
cristãos. A Semana Santa pode até não significar nada para alguns,
mas tenho certeza de que, para essa maioria, sim, significa um tempo
de reflexão, perdão e amor. Não importa se você crê, ou não, em
Jesus Cristo, pois tais atitudes não são restritas a nenhum grupo
religioso, e tampouco, inexistentes entre ateus e agnósticos. O que
quero dizer é: compaixão, amor e respeito são questões de
caráter, não religião. Pensando nisso, que tal um Top 5 com livros
que promovam reflexão? Que tal sairmos da nossa zona de conforto e
conhecer uma história fictícia que pode estar acontecendo bem aí,
na casa ao lado, ou quem sabe, com alguém que você ame? Você pode
não concordar com as decisões dos personagens, mas certamente
pensará diferente após essas leituras. Podemos exercitar o
respeito, a compaixão e o amor ao próximo sem sequer citar
doutrinas religiosas. É válido para todos e, vejam só, não faz
mal a ninguém. Vamos lá:
1 - Uma Garrada no Mar de Gaza
Escrito por Valérie Zenatti e
publicado pela Editora Seguinte, o livro é um retrato da realidade
de muitos jovens que vivem o conflito direto entre Israel e
Palestina. Não acho que seja polêmico, mas
certamente aborda situações e decisões que costumamos deixar
guiadas por preconceitos. Trata-se de uma história simples, que
aborda de uma forma muito clara a mentalidade das pessoas que não
vemos na TV, os diálogos diferentes dos discursos políticos e
tendenciosos que ouvimos e, especialmente, as possibilidades de
chamar de amigo aquele que seu Estado proclamou inimigo. A vida é
feita de tanta beleza e pessoas especiais... por que deveríamos nos
ater às amarras de uma guerra que nunca deveria ter sido nossa?
“Fico pensando que eu ia bastante ao Café Hillel com Eytan, quando ele estava de licença, ou com minhas amigas. E que poderíamos estar lá. Não entendo como a vida pode depender de tão pouco: ter vontade ou não de ir ao café ao lado.”
2 - Proibido
Escrito
por Tabitha Suzuma e publicado pela Editora Valentina, Proibido é
quase um desafio. Seu enredo é cheio de polêmicas, mas acredite, ou
não, a maior delas não é um possível caso que atenta contra a
moral, a lei e os bons costumes, e sim, o abandono daqueles que mais
deveriam apoiar os seus. A grande questão não é o “oh, eles
estão fazendo isso. Que aberração!”, mas sim, o “como ela pode
deixá-los chegar a esse ponto?”. Passados 3 meses da leitura,
ainda penso naqueles personagens tão carentes, tão tristes, tão
esquecidos... penso no tanto de seres humanos que cruscificamos todos
os dias, sem pensar na luta que travaram para sobreviver (e não
estou falando de luta violenta, que para mim, pouco justifica). Sei
que me tornei uma pessoa melhor após Proibido. Hoje, espero não
fazer julgamentos. Se alguém quer viver, sejamos oxigênio. Se esse
alguém não age como gostaríamos, mas não faz o mal a ninguém,
que direito temos de julgar-lhe? Se sentirmos mais amor... se todo
amor for puro... acha mesmo que restará espaço para o resto?
“Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa?”
3 - Por Lugares Incríveis
Escrito
por Jennifer Niven e publicado pela Editora Seguinte, Por Lugares
Incríveis é um livro que me disperta vários sentimentos. Durante a
leitura, eu amei cada personagem, mas o desenrolar da história
acabou me pegando desprevenida,
e eu consegui amá-los ainda mais. Mesmo frente às suas piores
decisões, quem era eu para julgá-los? Quem sou eu para conhecer as
lutas de cada um? O
“eu” de agora, após a leitura do livro, certamente escolhe a
vida sabendo que, ao contrário do que dizem por aí, desistir dela
também não é nada fácil. Mais uma vez, julgamentos não
acrescentam em nada, mas podem destruir o pouco que alguém acha que
possui...
“Nesses momentos nada disto importa. É como se fossemos outra pessoa, porque tudo o que a gente sente é uma escuridão por dentro, e essa escuridão meio que toma conta. Na verdade, nem pensamos no que pode acontecer com quem deixamos para trás, porque só conseguimos pensar em nós mesmos.”
4 - Sob A Redoma
Escrito
pelo mestre do terror, Stephen King, e publicado pela Suma de Letras,
Sob a Redoma é um triller que merece destaque no quesito horror
psicológico. O livro te leva a pensar de formas nada bonitas; te faz
refletir sobre possíveis atitudes tomadas em momentos de desespero,
afinal, é nos momentos mais tenebrosos que nos permitimos ser quem
realmente somos, sem máscaras. Se somos cruéis, bem... somos ainda
piores numa redoma de origem desconhecida que confina os moradores de
toda uma cidade. O mais interessante do livro é que não instiga
apenas a refletir, mas a colocar a si mesmo contra a parede e decidir
quem você será, com ou sem calamidade. Ele te faz identificar,
prontamente, o tipo de personagem que você assume em sua vida. O
resultado pode ser melhor do que imaginamos.
“Que dia danado de lindo! - exclamou Claudie. Chuck riu. A vida deles duraria mais quarenta segundos.”
5 - Extraordinário
Escrito
por R.J. Palacio e publicado pela Intrínseca, Extraordinário não é
um livro sobre o câncer, não aborda a vida de adolescentes
problemáticos ou crianças com pouco tempo de vida, não nos traz a
dor da perda ou do fim do mundo. Extraordinário é um livro simples
sobre a vida de alguém que não fez nada para ser colocar sob os
holofotes sociais ou parecer melhor do que realmente é. O livro é
um conjunto de vários olhares em busca de um mesmo rosto: o de um
menino com grandes deformidades físicas. Parece um tanto fraco se
você não leu o livro, mas acredite, é um dos melhores indícios de
que, quanto mais nos julgamos normais, mais imperfeitos somos. Não
se trata de autoajuda, mas de uma constatação meramente
ilustrativa. O desenrolar do livro é muito puro e não santifica
ninguém. Ali, todos possuem defeitos,
mas a maioria aprende com as diferenças. O livro é maravilhoso para
adultos, mas imprescindível para pessoas em formação.
“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.”
Bem,
acho que consegui passar minha mensagem de amor. Espero. Como eu
disse, é muito fácil deixarmos de lado a reflexão quando se trata
de julgar o outro. Por essa razão amo tanto os livros: com eles, é
muito fácil se colocar no lugar dos personagens, ao invés de sermos
juízes de uma causa que nunca nos coube. Amor é uma palavra tão
pequena, mas tão cheia de significados. Para nós, cristãos, Jesus
Cristo viveu e morreu pelo amor, e por isso, é parte do nosso
aprendizado exercitar o
máximo em
nosso quotidiano. Não
é o que acontece, infelizmente, mas não custa tentar...
"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine (...)"1 Coríntios 13
Oi Camilla (de novo HUAEHUAEHUAE)
ResponderExcluirGostei muito dessa lista, principalmente a proposta (pq me incluo no grupo que "semana santa não me afeta em nada") mas desde já te desejo uma ótima páscoa, que você passe bons momentos com a sua família :3
Do seu top 5 só li Sob a Redoma mas pretendo ler Proibido (que graças aos céus já tenho ele na minha estante). E me interessei muito em ler Uma Garrafa no Mar de Gaza, por falar de um tema bem polêmico ft. política!
Beijos!
Que bom que gostou :)
Excluirobrigada!
Amei a lista! :) O único livro que li listado aqui foi Extraordinário, mas acho que adicionaria Ways to Live Forever e Menino de Ouro. Vou adicionar os outros à listinha de leituras! o/
ResponderExcluirVisite o Pronome Interrogativo <3
Ah, obrigada pelas dicas tb! :)
Excluir