SSMovie: Insurgente (Divergente #2)


Título original: Insurgent
Gênero: Ficção Científica; Ação
Estreia: 19 de março de 2015
Direção: Robert Schwentke
Roteiro: Brian Duffield, Akiva Goldsman, Mark Bomback

Distribuição: Paris Filmes
Baseado em Insurgent, de Veronica Roth
Sinopse:
Depois dos acontecimentos de Divertente, Tris (Shailene Woodley) e Quatro (Theo James) agora são fugitivos e procurados por Jeanine Matthews (Kate Winslet), líder da Erudição. Em busca de respostas, o casal terá que enfrentar inimagináveis desafios enquanto tentam descobrir a verdade sobre o mundo em que vivem.

É com imensa satisfação que anuncio: gostei do filme.

Agora, vamos aos detalhes. A série de livros Divergente não é minha distopia favorita, mas por várias razões possui um espaço na minha estante e coração. Quando vi a adaptação do primeiro livro, que estreou no ano passado, tive uma grande decepção. Ainda que não esperasse muito, não estava preparada para um filme tão fraco, lento e visualmente feio. Fiquei tão chateada que nem mesmo tive esperança em relação à sequência, Insurgente. O segundo livro é, na minha humilde opinião, o melhor da trilogia. Além de ter mais ação, é também o livro que coloca a personagem principal, Tris, como uma das mais ativas e fortes deste tipo de literatura. Pensando nisso, eu deveria esperar, no mínimo, uma apresentação mais subjetiva de Tris (aquela garota sofrida, cheia de culpa, que perdeu tudo). Para minha surpresa, encontrei na adaptação de Insurgente, não só uma Tris mais forte, como também uma abordagem mais bem feita do contexto, algo que não ocorrera bem em Divergente.

Basicamente, o que se espera da atuação da Shailene como Tris é o da garota que abandonou por completo a vida de abnegada, passando a ser a guerreira que não espera que os outros lutem por ela. Não há um grande apelo emocional, mesmo nas cenas que relembram as perdas ou promovem novo sofrimento, mas temos momentos muito bons, desenvolvidos a partir da culpa que ela carrega, motivadora de parte de suas atitudes. Não há espaço para os outros personagens, nem mesmo para a vilã Jeanine, de Kate Winslet. O máximo de presença que os outros conseguem é uma ou outra cena que só desperta a ira ou a diversão dos verdadeiros fãs (vide alfinetadas ácidas do Peter, de Miles Teller e andar engraçado do Caleb, de Ansel Elgort). O Four (Quatro) de Theo James não poderia ser mais fofo e passivo, algo que soa infiel às intenções do livro, mas que funciona no filme.

O grande foco do filme é realmente a busca frenética por um meio de acabar com o sistema tirano e cruel da facção de Jeanine, algo que se torna uma obsessão para Tris. Poucos são os momentos de tranquilidade, e muita informação ainda é solta ao longo do filme, podendo gerar alguma confusão até mesmo para aqueles que leram os livros, já que o roteiro se afastou ainda mais dos detalhes do livro. Mesmo assim ainda está bem melhor do que o primeiro filme...

O desenvolvimento ao longo das quase duas horas de filme não é maçante, mas bem aproveitado. O visual está mais bonito e marcante, assim como o figurino das facções, que já não é tão caricato. O final passa quase a mesma mensagem passada no livro, porém se adianta um pouco, dando uma falsa ideia de problema solucionado. Tudo termina de uma forma linda e otimista. Quase acreditei que a adaptação da trilogia se encerraria por aqui (seria um sonho, eu diria). O triste é saber que a sequência já foi confirmada e que Convergente, último livro da trilogia, será dividido em duas partes nos cinemas.



Elenco:
Shailene Woodley – Tris Prior
Theo James – Four
Ansel Elgort – Caleb Prior
Miles Teller – Peter
Kate Winslet – Jeanine Mathews
Octavia Spencer – Johanna
Naomi Watts - Evelyn
Zoe Kravitz – Christina
Ashley Judd – Natalie Prior
Ray Stevenson – Marcus
Keiynan Lonsdale – Uriah
Maggie Q - Tori

Trilha sonora aqui.

5 comentários:

  1. Estou louca para assistir logo Insurgente, dinheiro porque não te tenho? </3 Adorei o post!!
    www.tendadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Camilla!

    Temos opiniões parecidas sobre Divergente e adorei. Insurgente, filme, muito melhor que Divergente. Nem pareceu que fiquei duas horas sentada assistindo o bendito filme, teve tanta ação que nem acreditei <3
    Mas te confesso que nem lembro muito do enredo de Insurgente ft. Convergente (porque também, não é minha trilogia distópica favorita, mas eu curto).
    Eu assisti em 3D e achei bom mas não vi necessidade... Só é legal o 3D pra mim quando tô lá assistindo o filme e acontece algo que me faz fechar os olhos porque parece que tá saindo da tela, fora isso, 3D não funciona pra mim HAUEHAUEHUEHUAEU

    Adorei sua opinião e vamos esperar por Convergente!

    Beijos

    Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. A eu gostei de divergente, filme e livro. Achei bem fiel e ate ficou melhor do q eu esperava. Insurgente ta mais produzido, acho, entao parece melhor mas nao achei muito fiel nao.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)