Resenha: As Batidas Perdidas do Coração, de Bianca Briones


Viviane acaba de perder o pai. Com a mãe em depressão, ela se vê obrigada a assumir o controle da casa com o irmão mais novo. Rafael teve o pai assassinado há alguns anos e agora viu quatro pessoas de sua família, incluindo a única irmã, morrerem em um acidente de carro. Viviane pertence a uma classe social que ele despreza. Rafael é tudo o que ela sempre ouviu que deveria evitar. Eles são opostos, porém dividem a mesma dor. Jamais se aproximariam se a morte não os colocasse frente a frente, e agora, por mais que saibam que são completamente errados um para o outro, não conseguem evitar uma intensa conexão, que poderá salvá-los ou condená-los para sempre. As batidas perdidas do coração é uma história sobre perdas e como cada um lida com elas. É o encontro atormentado entre a dor e o amor. Com uma narrativa sexy, envolvente e repleta de música, este livro traz a última tentativa de duas pessoas arruinadas que, juntas, buscam desesperadamente se encontrar.

As Batidas Perdidas do Coração é um romance nacional, escrito pela autora Bianca Briones e publicado pela Verus, cujo enfoque está na perda e superação mescladas a um romance ao estilo new adult.

Quando Viviane e Rafael se encontram, o choque entre seus mundos é evidente. Os dois perderam muito, mas ainda sobrevivem, apoiando-se no que lhes resta. A única coisa que têm em comum é a dor da perda de pessoas importantes, mas logo essa perda se torna apenas uma parte de tudo o que o futuro ainda pode lhes tirar. E é então que adentramos em seu mundo. Vivi está disposta a se afastar de sua vidinha quase perfeita para estar ao lado de Rafa, que não poderia estar mais quebrado. Para a sorte dos dois, eles não são os únicos que desejam a superação, pois Lucas e Rodrigo estão no mesmo barco e serão também uma força a mais. Infelizmente, Rafa já cruzou uma linha que o levou para um terreno perigoso, prestes a ruir. No mundo da fantasia, Vivi poderia ser a certeza de que tudo ficaria bem para ele, mas no mundo real, querer nem sempre é poder quando o corpo fala por si. Muita gente está querendo o mal das outras, mas às vezes, o maior vilão está dentro de quem menos se espera...

Quando comprei As Batidas Perdidas do Coração, já havia passado os olhos na sinopse e me interessado pela história. Percebi, antes de começar a ler, que se trataria de um romance cercado de drama, mas não esperava pelo enredo que encontrei. O que era para ser um romance água-com-açúcar, com um fundo dramático, na verdade se tornou uma história de verdadeira superação. Os personagens tinham tudo para serem considerados chatos e vazios, mesmo com tudo o que tinham vivido, no entanto, conseguiram me conquistar a cada passo, palavrão e justificativa.

Quero ser o garoto perfeito que ela espera que eu seja, mas sei que estou longe disso, então me despeço, coloco o capacete, subo na moto e me afasto o mais rápido que posso daquele lugar. Se tiver que voltar ali outra vez, que seja para não sair mais.”

Fiquei muito triste e sofri com o Rafa e sua situação. Na verdade, sem ele, a história não seria a mesma, pois os outros personagens, ainda que importantes, não possuem a carga emocional que ele tem. A história, narrada em primeira pessoa, intercalada entre os pontos de vista de Viviane e de Rafael, tem um desenrolar muito gostoso, ainda que não haja muita ação. A partir de um ponto, nada mais é previsível e o leitor passa a sentir exatamente o medo dos personagens.

Mesmo que eu ame Rafael como nunca amei ninguém, mesmo que eu queira dar a vida por ele, mesmo que a dor dele se torne a minha, sei que, por mais que ele tente lutar, quando souber quem perdeu dessa vez, vai morrer novamente.”

Um detalhe que me agradou muito: a história se passa em 2004 e, a Vivi é uma fã declarada da Britney Spears e da Avril Lavigne daquela época, algo que não poderia ser mais eu. Se eu pudesse utilizar uma palavra para descrever esse livro, eu diria: intenso. Quando Viviane fala a respeito das famosas batidas perdidas do coração, algo que só acontece com alguns e, significa muito mais do que o simples descompasso do órgão, o livro ganhou minha atenção. Afinal, quantas vezes nós perdemos uma batida desse jeito?

Meu pai dizia que, quando descobrimos que estamos apaixonados, o coração fica tão assustado que pula um batimento, como se tivesse se preparando para todas as variações de velocidade que vai ter que enfrentar a partir daí.”


8 comentários:

  1. Eu adoro livros com personagens que carregam uma história profunda e capaz de arrancar suspiros. Esse livro parece ser bem intenso, além de ser brasileiro, possui uma capa e sinopse muito bonita ( o que chama atenção de longe ), esse livro parece ser intenso e delicioso e um pouco triste, não sei, tenho medinho de morrer de chorar.

    Beijos, www.setecoisas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, chorar eu não digo, mas tem uma boa dose de emoção com a história dos personagens, principalmente d

      Excluir
  2. Essa e o 1º livro escrito por autor brasileiro dessa editora? Gostei muito da mudança. Nao e sempre que os escritores brasileiros conseguem espaço assim. Vou dar uma olhada nesse livro com certeza apesar de nao curtir muito drama.

    ResponderExcluir
  3. Eu estou doida pra ler esse livro!!
    Amo livros com esse tipo de personagem ^^
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  4. Estou louca pra ler esse livro... Assim como você, me apaixonei pela historia assim que li a sinopse, e agora estou super curiosa pra saber como é esse medo que ronda os dois, assim como pra ver como eles vão reagir à perda de pessoas próximas e, juntos, se reerguerem... Já tenho o livro e estou só esperando uma oportunidade para lê-lo... Bom saber que não é só um romance com açúcar...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  5. Camilla :D

    Estou com o livro na prateleira e me preparando para a carga emocional que ele tras! Também me encantei com a sinopse e depois de ler algumas resenhas percebi o quão bonita é a história.
    Pelos comentários eu percebi que o Rafa é mesmo um personagem bem marcante e estou doida pra saber os segredos que ele guarda! Ah, sou apaixonada por essa capa <3
    Bjs

    ResponderExcluir

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)