Resenha: After, de Anna Todd


Depois de bater a marca de um bilhão de acessos na plataforma de leitura Wattpad ao transformar os integrantes da banda One Direction em personagens de uma história de amor sexy, a série After vira livro e promete ser o novo fenômeno editorial. No primeiro livro, Tessa, de 18 anos, sai de casa, onde mora com a mãe, para ir para a faculdade. Até então sua vida se resumia a estudar e ir ao cinema com o namorado doce que conheceu ainda criança. No primeiro dia na faculdade, onde ela passa a dividir um quarto com uma amiga que adora festas, Tessa conhece Hardin, um jovem rude, tatuado e com piercings que implica com seu jeito de garota certinha. Logo, no entanto, os dois se envolvem e Tessa, que era virgem, vê sua sexualidade aflorar. Hardin é inspirado em Harry Styles, um dos membros do One Direction. Os outros quatro músicos da banda Zayn, Niall, Louis e Liam também viraram personagens na trama. Tessa logo descobre que Hardin possui um passado cheio de fantasmas e os dois começam um relacionamento intenso e turbulento. Depois dele, ela nunca mais será a mesma. Os livros nasceram como uma fanfic do One Direction, a banda estrangeira mais popular na atualidade.

After é o primeiro livro da série escrita por Anna Todd, uma fanfiction envolvendo os integrantes da banda One Direction, publicado e cedido ao blog pela editora Paralela.

Tessa é uma garota certinha, usa roupas recatadas e tem em mente a importância da disciplina e dos estudos. Ela acaba de entrar para a faculdade (Washington Central), onde divide um quarto com uma garota que adora festas, Steph. Além da colega de quarto nada tranquila, Tessa é obrigada a conviver com os amigos da garota, baladeiros e cobertos de piercings e tatoos. Seu namorado, Noah, ficou em sua cidade natal para terminar o colégio, deixando-a solitária e cheia de saudades de seu namoro leve e, digamos, morno. Inevitavelmente, ela acaba entrando, desastrosamente, no mundo de seus estranhos colegas e, ocasionalmente, frequentando as festas da república onde mora ninguém menos que Hardim Scott, o cara mais gato e insuportável da WCU.

Tipo: por que ele faz parte de uma fraternidade cheia de filhinhos de papai se diz que é punk? E por que foi de afetuoso a impassível em um piscar de olhos? Meu interesse, porém, é puramente acadêmico, já que não tenho motivo para perder tempo pensando nele, e depois do que aconteceu na madrugada desisti de vez de tentar estabelecer uma relação amigável.”

Basicamente, o enredo segue a mesma linha da maioria das fanfics do gênero, trazendo muitas festas regadas a álcool, intrigas e jogos. Por ser uma garota quieta e comportada, Tessa enfrenta um certo preconceito da parte dos colegas, que costumam implicar bastante. Claro que ninguém consegue tirar-lhe a paciência como Hardim. Ele é mestre em irritar os outros e trata a todos com grosseria. Apesar de toda a estranheza, Tessa não consegue ficar longe dessa gente tão estranha e Hardim também não pretende facilitar, o que acaba sendo o ponto mais positivo do livro. Parece que os opostos se atraem mesmo...

 Você é um babaca cruel e asqueroso que não está nem aí para ninguém além de si mesmo.”

Em termos de narrativa, a leitura é extremamente agradável, apresentada sob o ponto de vista de Tessa. A autora descreve todos aqueles dramas do fim da adolescência, como pensar no futuro e cometer erros ao se tentar ser adulto. Tessa é sempre muito racional, o que vai totalmente em desacordo com suas atitudes. Ela não é do tipo que não pensa antes de agir. Pelo contrário, ela pensa, pensa e comete o erro com plena convicção do quanto está enrascada. E quanto mais ela se convence de que não pertence àquele mundo, mais ela se mantém nele e se afasta de sua vida pré-universidade. Hardim, por outro lado, é uma bela incógnita, do tipo que insiste em parecer mau e agir feito um idiota, principalmente com Tessa, mas que está sempre por perto, pronto para lhe fazer um agrado em meio a palavras ásperas. Confuso? Você não viu nada. Dá para passar bons momentos de raiva com essa dupla. Achei bem interessante a construção dos personagens, que não devem servir de exemplo para ninguém, mas rendem uma boa história. 

Ele me entrega o telefone e, enquanto o guardo, vejo que seu papel de parede não é mais só um fundo cinza. Na pequena tela, está a foto que tirou de mim quando estávamos no quarto.”

After nos conta uma história muito bem representada pelo céu tempestuoso que vemos na própria capa, bem característico da relação dos dois. Apesar de não saber nada de One Direction (velhice level hard) consegui visualizar perfeitamente a imagem de Hardim (Harry Styles é o único integrante do grupo que consigo distinguir dos outros por motivos óbvios de Taylor Swift, minha diva). O livro é bem grandinho, com 521 páginas de muitas reviravoltas, amassos e um final que seria triste se After não fosse uma série.

5 comentários:

  1. Oi Camilla,
    não gostei muito do livro. Achei que ele foi enrolado demais em algumas partes.
    Autora poderia resumir muitos acontecimentos do livro.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, acho que poderia ser melhor explorado, mas gostei da história. Só acho que não precisavam tantas páginas para as mesmas briguinhas... :)

      Excluir
  2. Nao conhecia essa estoria nao, nem gosto dessa banda mas gostei da ideia do romance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Também não ligo para a banda, que aliás nem é citada no livro. Só sei de um dos garotos mesmo :)

      Excluir
  3. Oi Camilla :}

    Sinceramente? Não tenho empolgação nenhuma para ler esse livro. Primeiro porque não gosto da banda, e segundo porque tenho a impressão de que será um livro extenso e enrolado demais.
    A unica coisa que me chama atenção foi o trabalho da editora, eles capricharam na edição!

    Beijos.
    Passeando com os livros

    ResponderExcluir

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)