Resenha: Silo, de Hugh Howey

O que você faria se o mundo lá fora fosse fatal, se o ar que respira pudesse matá-lo? E se vivesse confinado em um lugar em que cada nascimento precisa ser precedido por uma morte, e uma escolha errada pode significar o fim de toda a humanidade?Essa é a história de Juliette. Esse é o mundo do Silo. Em uma paisagem destruída e hostil, em um futuro ao qual poucos tiveram o azar de sobreviver, uma comunidade resiste, confinada em um gigantesco silo subterrâneo. Lá dentro, mulheres e homens vivem enclausurados, sob regulamentos estritos, cercados por segredos e mentiras. Para continuar ali, eles precisam seguir as regras, mas há quem se recuse a fazer isso. Essas pessoas são as que ousam sonhar e ter esperança, e que contagiam os outros com seu otimismo. Um crime cuja punição é simples e mortal. Elas são levadas para o lado de fora. Juliette é uma dessas pessoas. E talvez seja a última.



Imagine morar em um planeta inabitável, onde o ar se tornou tão tóxico que ninguém mais pode viver do lado de fora. Imagine morar em uma estrutura subterrânea, onde as leis são rígidas e as esperanças de um futuro melhor reprimidas, e a exposição de ideias é punida com a morte. É num ambiente como esses que se desenvolve Silo. 
Como toda distopia a estória se passa num futuro apocalíptico, em que a terra se tornou imprópria para ser habitada, por isso todos os sobreviventes foram obrigados a viver no Silo, uma estrutura cilíndrica que desce para as profundezas da Terra. Juliette, nossa protagonista é uma mecânica que mora nos andares inferiores do silo, e não tem qualquer expectativa a não ser trabalhar e viver sua vida tranquilamente. Mas quando algumas coisas estranhas começam a acontecer, o mundo dela vira de ponta cabeça, e é aí, que ela se torna o centro de acontecimentos que viriam a mudar tudo para os habitantes do Silo.
Como o livro é narrado em terceira pessoa e os capítulos se alternam entre o ponto de vista de vários personagens, conseguimos conhecer bem todos os personagens envolvidos e é possível ter uma boa ideia geral da estória. Sobre os personagens também devo dizer que foram muito bem construídos, principalmente a heroína que é uma das melhores personagens femininas sobre a qual li, é forte, determinada, destemida e sem os "mi mi mis" comuns nas protagonistas de tantos livros. Silo foi muito bem escrito e é sem dúvidas uma leitura gostosa, embora eu deva confessar que demorou umas cem páginas iniciais para de fato engrenar, mas também depois disso não conseguia mais parar de ler.
Hugh Howey conseguiu construir uma ideia original no universo das distopias já tão abarrotado de títulos, sem usar de clichês para atrair a atenção do leitor, mas ao invés disso, nos prendendo através dos mistérios deixados nos ar ao final de cada capítulo e do friozinho na barriga de ansiedade que nos faz sentir ao vivenciarmos cada aventura junto com os personagens.
"Diriam que ele tinha perdido o controle e pronunciado o tabu fatal, mas Lukas agora sabia porque as pessoas eram mandadas para fora. Ele era o vírus. Se espirrasse as palavras erradas, mataria todos que conhecia."

9 comentários:

  1. Estou louca atrás desse livro mas nunca encontro nas livrarias da minha cidade :/ vou ter que esperar o black friday hehe

    ResponderExcluir
  2. Apaixonei!!!! É o tipo de livro que eu não consigo resistir, ele vai parar agora mesmo na minha lista de desejados do skoob. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olha esse tipo de livro chama a minha atenção com esse ar de suspense, a investigação que terá .

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que esse livro se tratava de uma historia tao interessante, eu nem tinha muito interesse por ele. As distopias tem me agradado muito. Vou adicionar na minha lista de desejos.
    Ótima dica!

    ResponderExcluir
  5. Amo distopias e fiquei curiosa com esta. Parece ter muitos momentos de tensão que prendem o leitor. Muito bom saber que o autor conseguiu criar uma realidade distópica totalmente fora dos clichês que vemos por aí. Vou colocar este na lista. :)
    beijos ♥

    ResponderExcluir
  6. Nossa!!! Estou louca para ler esse livro, amo distopias é meu gênero favorito. E esse parece ser bem diferente.
    Adoro a capa e a pegada dele me atraiu bastante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. A história é demais pelo que estou vendo. Só vejo gente falando bem deste livro. Isso me deixa mais ansiosa ainda pra conhecer a história e personagens. Espero conseguir ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. É uma alegria ver que o autor soube criar um mundo novo em meio a tantas distopias parecidas... Etou louca pra ler esse livro e saber desenrolar da hitória, o que aconteceu com as pessoas que foram pra fora... Com certeza terá muita adrenalina..bjs

    ResponderExcluir

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)