Resenha: Contos de uma fada: A Nascente das Montanhas, da Letícia Black [Maratona Literária #EuSouDoideira]


Um julgamento aguarda por Michelle. Seu crime? Nascer.
Michelle está prestes a ter sua vida virada de cabeça para baixo. Ela passa de uma simples garota carioca que gasta seu tempo livre com o namorado, Guilherme, para uma princesa de Lammertia, a terra das fadas. Descobrindo ser fruto da junção perigosa de elfos e fadas e que não deveria ter sobrevivido aos primeiros segundos de vida, Michelle parte para a Nascente das Montanhas com a ajuda de seus novos e mágicos cúmplices. Ela tem de convencer a todos do reino que pode continuar viva; e isso não será nada fácil. Tudo o que a nova princesa deseja é voltar para casa e para seu namorado. Mas antes terá de mudar o mundo das fadas para sempre. Será que ela vai conseguir?


Finalmente, pessoal, a última resenha da maratona literária #EuSouDoideira, fechando com chave de ouro. Contos de uma fada, escrito pela Letícia Black, é mais um lindo exemplar de fantasia nacional. Confesso que não esperava que fosse gostar tanto, já que parte dos livros sobre fadas parece sofrer da maldição da chatice. Não me levem a mal, adoro histórias de fadas, mas infelizmente, tenho encontrado algumas muito maçantes, o que vem me desanimando um pouco. Felizmente, não é o caso deste livro, publicado pela Novos Talentos da Literatura Brasileira.

A história se inicia mostrando o romance de Michelle e Guilherme, o que soaria bastante água com açúcar não fosse a mudança brusca na vida da garota ao encontrar um membro de sua família desconhecida e embarcar, imediata e literalmente, no caminho das fadas. A verdade é que ela não esperava que o estranho incômodo, logo transformado em dor, nas costas fosse a prova de sua natureza surreal. Com belas asas, não resta dúvidas quanto a sua real origem e, em pouco tempo, ela está vivendo a vida de princesa de Lammertia, com a qual jamais sonhara. 
 
Apesar de estar encantada com o novo mundo, uma parte de Michelle foi deixada para trás: Guilherme. Ela não pode sequer lhe explicar a razão de ter partido, e a dor da separação é forte o bastante para aletrá-la sobre o quanto deve uma satisfação ao namorado. Claro que, ela não pode, em nenhuma hipótese, lhe contar a verdade...

Mas a história de Michelle não para nos dramas do romance perdido e descobertas do novo mundo, não. Lammertia é um reino que já passou por muitas coisas, inclusive guerras, ocasionando uma forma de vida complicada e cheia de burocracias, como a separação entre os elfos e fadas. Além disso, uma raça bem obscura está à espreita, só esperando pela oportunidade certa de tomar o reino.

Bem, parando por aqui no que tange os detalhes do enredo, devo dizer o livro é muito agradável de ler e que, a relação entre a fada e um certo mestiço de elfo e fadas é algo que mais me encantou. E para quem espera por um romance, complicado por triângulos, vai se surpreender ao descobrir que uma boa história de amor não precisa de um terceiro reagente para ficar emocionante.

Basicamente, só um detalhe me deixou triste com o livro: tem continuação. Agora, esperar continuações parece ser a minha sina, especialmente aquelas que ainda não possuem previsão de lançamento. Ainda assim, é um livro que recomendo e, por acaso, também está em promoção na Saraiva Online.

Para terminar e encerrar minha participação na maratona, de todas as músicas que procurei, acho que a que melhor se enquadra em Contos de uma fada seria a fofa Letit go, cantada pela Demi Lovato ou pela Indina Menzel, do filme Frozen.

É engraçado como alguma distância
Faz tudo parecer pequeno
E os medos que uma vez me controlaram
Não chegam nem perto de mim
É o tempo de ver o que eu posso fazer
Testar os limites e transpor-los
Sem certo, sem errado, sem regras para mim
Estou livre!

(trecho traduzido de Let it go)

1 comentários:

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)