Resenha: O Segredo de Ella & Micha – Jessica Sorensen

Este livro que você vai ler agora arrancou suspiros de uma legião de leitores americanos, entusiasmados com a escrita provocante de Jéssica Sorensen. O segredo de Ella e Micha trata do romance entre dois jovens, mas não é só isso. Os protagonistas vão tecendo, em primeira pessoa, uma trama complexa e ao mesmo tempo simples, que envolve temas delicados como dramas familiares, traumas psicológicos, medo do futuro e da morte, com naturalidade e sinceridade. Eis o que torna o livro tão comovente: sua realidade. Em qualquer lugar do mundo, cada jovem têm um pouco destes dois heróis paradoxalmente frágeis com seus traumas, mas fortes para enfrentar a dura realidade da existência e superar seus conflitos mais difíceis. Respire fundo, prepare-se para acompanhar uma história de amor com pitadas generosas de sensualidade e adrenalina.

A fórmula dos new adults parece sempre a mesma e, ainda assim, conseguem me encantar. O Segredo de Ella & Micha é primeiro volume de uma série, que parece contar com pelo menos 4 livros. Acaba de ser publicado no Brasil, pela Geração Editorial, e já possui uma das capas mais bonitas do gênero.



Que tipo de segredo separa Ella, uma garota que foge do passado, e Micha, um razpaz apaixonado e disposto a tudo para reaver o seu amor?”

A história de Ella soa um pouco trágica e, logo nas primeiras páginas o leitor já pode perceber o drama que a garota vivenciou. Tanto que, é bastante compreensível a guinada que ela resolve dar na sua vida para não pensar no passado. O problema é que ela deixa algo grande e importante para trás, o que soa imaturo e negligente, por mais triste que ela esteja. Fechada para seu mundinho de menina, a caloura da Universidade de Vegas cria uma nova identidade, sem deixar transparecer quase nada do que viveu. Quase, eu disse.


Talvez, se eu tiver coragem suficiente para pular do fino beiral, flutue dentro da noite, como um pássaro com asas poderosas.”


Micha também tem seus dramas, mas prefere dar as melhores festas do bairro, ao invés de discutir seus problemas. Ele também é um amigo muito fiel, do tipo que não desiste fácil de alguém. Além das festas, ele tem um outro hobby, um pouco mais perigoso, o que é algo que tem em comum com Ella. Aliás, os dois são melhores amigos desde a infância, embora algo tenha mudado nos últimos anos.


Ella sempre foi curiosa com as coisas. Muitas vezes fomos perseguidos por metermos o nariz onde não éramos chamados e apanhei várias vezes por tê-la defendido.”


Aprendendo e sobrevivendo com a distância, um reencontro acaba sendo inevitável. Seria impossível voltar ao lugar em que sempre viveu e não relembrar todos os momentos passados lá. Logo, assim que Ella pisa em sua cidade natal, o passado parece gritar e fica difícil guardar tudo o que vem escondendo há quase um ano, especialmente da nova amiga Lila. Esta, por sua vez, imagina que existe algo que a amiga não está contando, como o significado do garoto bonito que Ella desenha com tanto sentimento...

A narrativa é leve e em primeira pessoa. Temos o ponto de vista dos dois personagens, o que dá à história mais consistência. A visão de Ella parece mais distorcida, e você só entenderá o motivo quando começar a ler. A garota não parece muito certa de alguns detalhes, enquanto Micha, em sua versão dos fatos, é bem mais direto. Não se engane, o desenrolar simples da trama e os trechos mais românticos pregam boas peças em quem espera algo mais agressivo, por assim dizer.


Trata-se de um romance com um fundo doce e dramático. E quem não gosta de histórias assim? Gostei muito da simplicidade envolta da personalidade sofrida dos personagens, ou seja, nenhum dos dois é chato, remoendo seus problemas o tempo todo. O único ponto negativo que encontrei e, acredite, bem que eu tentei compreender, foi a atitude de Ella em relação a Micha, no início do livro. Com todo seu sofrimento, no lugar dela, o aconchego seria uma opção melhor do que ir à faculdade.


capa americana
Já disse que achei a capa linda, mas mais do que beleza, vejo que a Ella retratada ali é exatamente aquela que não deveria existir. A garota calma envolta em tons pastéis esconde a dureza da Ella destemida de antes. Também gostei da ortografia, já que não percebi nenhum erro na edição.
Achei bem interessante a confecção da capa brasileira, pois a americana é bem diferente. Mais sensual e com tons de vermelho, a americana traduz muito bem a relação dos personagens, mas por outro lado, o contraste criado pela capa nacional é mais evidente e não conta nada (o leitor só saberá do que se trata quando for ler).

O Segredo de Ella & Micha é recomendado para quem gosta de new adults, romances agridoces (com uma boa dose de tensão sexual) e um pouquinho de drama.


Uma ponte sempre tem muita história! (…) E provavelmente traz um monte de lembranças às pessoas.”



- Preciso saber. Estou preocupada com ele.

- É isso aí. Agora você sabe como ele se sentiu nos últimos oito meses.”



Esse segredo é só nosso.”

1 comentários:

  1. Ah fiquei feliz em saber que gostou do livro, ele é leve, sensual, bonito. Drama na medida certa.
    E a capa nacional muito mais legal ;)
    Acho que combina mais com um new adult

    Beijinhos
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)