Resenha: Herdeiros do Trono, da Elysanna Louzada

PETRA é um mundo moldado pelo Deus Criador, a partir da energia cósmica do universo, em que doze reinos foram unidos para serem governados por um único rei e uma única rainha. Justiça, amor e obediência às Leis da Criação eram os requisitos necessários a esses governantes. Enquanto essas virtudes permanecessem intactas, Petra seria um lugar de Paz. Uma guerra pelo poder, deflagrada pela Primeira Rainha, no entanto, abalou o Reino Unido. O Primeiro Rei e seus fiéis cavaleiros derrotaram a monarca, mas o equilíbrio inicial não poderia ser novamente restabelecido sob as mesmas bases. Milênios se passaram e as histórias dos Cavaleiros Sagrados foram tomadas como narrativas fantásticas. De todas as tradições esquecidas, entretanto, uma permaneceu intacta: todo monarca de Petra precisava sagra-se cavaleiro para ser coroado. Por isso, uma única instituição no Reino Unido atravessou os milênios, inabalável: a Academia de Cavaleiros, uma escola militar na qual Pedro, Eloise e Isabel sonhavam estudar, ao contrário de Tommy, um jovem pugilista, que desprezava a instituição.

Herdeiros do Trono, primeiro livro de uma série nacional, foi uma surpresa e tanto. Visitando a Bienal do Livro em Vitória, conheci a autora Elysanna Louzada, que estava autografando os exemplares, com direito a foto com os personagens e tudo. Digo que foi uma surpresa por várias razões. Já estava indo embora quando resolvi ver do que se tratava a história do livro e acabei me interessando bastante. Depois de levar meu exemplar autografado, conhecer um pouquinho a autora e tirar algumas fotos com ela e seus personagens, sabia que, apesar de ansiosa pela leitura, não poderia ler tão cedo, já que estava cheia de leituras e outras coisas programadas. Apesar disso, acabei passando o livro na frente de outros e terminando em poucos dias. O livro foi publicado pela Ases da Literatura.
Não sei se é ignorância minha ou se, realmente, existem poucos livros nacionais de fantasia. Não conheço muitos, mas se existe um bom exemplo do gênero, este é Herdeiros do Trono. Não preciso compará-lo com outras obras que seguem o estilo, mas se pudesse citar alguns títulos que visualizei durante a leitura, estes seriam Harry Potter e As Crônicas de Nárnia. Não, o livro nacional não tem nada a ver com estes que citei, apenas provocou o mesmo sentimento que tenho toda vez que leio algo assim.
 
Antes de tudo, Herdeiros do Trono é um livro que deve agradar a meninos e meninas. Mistério, aventura, tensão e romance mesclam a maravilhosa história de um reino e mundo diferentes. Narrado em terceira pessoa, a história abrange o contexto de Petra, embora seu foco esteja nos quatro personagens principais. A fantasia fica por conta das lendas e verdades a respeito da criação de Petra e seus reinos, assim como as consequências do mau uso de forças sobrenaturais.

Pedro e Eloise são irmãos gêmeos e inseparáveis dos amigos, também irmãos, Isabel e Tommy. O grupo está prestes a terminar os estudos e já tem um objetivo: ir para a Academia de Cavaleiros. Na verdade, Tommy é o único que não tem interesse algum, já que prefere o pugilismo à esgrima, dentre outras coisas que o distanciam de ser um cavaleiro. De qualquer forma, seus caminhos são alterados assim que descobrem uma verdade escondida há muito tempo. Na ânsia de saberem quem são de verdade, os quatro amigos enfrentam uma jornada perigosa que os leva, não só ao conhecimento, mas também à dor.

Os personagens são carismáticos, cada um à sua maneira. Tommy quase parece o típico machão, mas logo conseguimos enxergar seu coração, que aliás já tem dona. Pedro não deixou transparecer muito de sua consciência neste livro, apesar de sua personalidade ter peculiaridades muito especiais, como um dom de entender certos seres (gostei muito desse dom e Pedro já é meu preferido neste livro). Espero que tenhamos mais dele no próximo livro. Eloise é a garota de ouro, do início ao fim. Cheia de ideais e coragem, poderia ter se tornado um pouco chata, como a maioria das protagonistas, mas não, suas atitudes são sempre levadas muito a sério. Já Isabel, assim como Pedro, demonstrou de si apenas o necessário, um pouco menos do que eu gostaria. Sua coragem, agilidade e senso de proteção são muito marcantes, mas senti falta de um detalhe (românticos de plantão entenderão, rs).

O cenário não possui características desconhecidas, embora seja de outro mundo. O mistério acerca do passado de alguns personagens é um detalhe forte na trama, mas o clima de conspiração, traição e novos aliados é o que prende o leitor. Ainda que pareça que temos consciência de tudo o que acontece ao redor, a narração não emite todos os detalhes, deixando-nos boas surpresas. De qualquer forma, a escrita de Elysanna é tão coerente e criativa que minhas expectativas para a sequência estão bem altas. Gostei tanto da proposta e da história em si que já considero Herdeiros do Trono um dos melhores livros de ficção nacionais que já li.
Gostaria de contar tudo sobre o livro, mas terei que me contentar em citar apenas alguns quotes que achei mais marcantes.


A primeira vez em que se pisa em um campo de refugiados você pensa: sou um filho da mãe egoísta! Desculpe o termo, mas o impacto é grande.


O que eu vou contar agora não está em nenhum registro histórico de Petra. Os fatos foram manipulados (…) Não se enganem, vocês só sobreviveram porque ficaram escondidos.


- Pedro está nos desafiando para um duelo – Isabel falou entre risos.
- Não foi isso que eu disse – ele se defendeu.
- Ah, tem razão – Isabel soltou a ironia com bom humor – Disse que você e Tommy são melhores do que eu e Eloise.


- Está com raiva de mim? É por isso que quer se afastar?
- Não. Eu quero beijar você. É por isso que preciso sair daqui.


- Pois é. A mocinha salvando a vida do príncipe. Irônico, não?


40 comentários:

  1. Camilla, sem palavras, foi assim que você me deixou. A resenha ficou ótima, disse tudo sem soltar um único spoiler do livro. Amei os quotes que você escolheu. E posso contar um segredo (abafa o caso) Pedro irá surpreender no volume II.
    Grande beijo.
    @ElysannaLouzada

    ResponderExcluir
  2. Olá Camilla,
    Também tenho um exemplar autografado pela Elysanna, ela é um amor, né?
    Gostei muito da sua resenha.

    Bjs
    Jéssica Rodrigues
    http://lilianejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Camilla, você fez uma ótima análise da obra sem comprometê-la, o que foi ótimo. Quem quiser conhecer Herdeiros do Trono saberá mais sobre o livro e não terá sua leitura estragada.

    E eu reforço o que você disse, sobre Herdeiros do Trono ser um livro de ficção nacional de alto nível. A Elysanna realmente fez um excelente trabalho nele. E estamos todos ansiosos pela continuação!

    Novamente, parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  4. Camilla, sua mãe tinha razão quando me disse que escrevia bem. A resenha ficou ótima, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Uma ótima análise do livro Hedeiros do Trono!! Comecei a ler me prendeu do início ao fim, eu amo ficção e fiquei fascinado com a imaginação e criatividade da autora, está entre as melhores que já li. Estou de prontidão aguardando o próximo volume, já imaginando fatos e acontecimentos!
    Parabéns pela resenha, ficou perfeita!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Olha, na verdade existem muitos exemplares de literatura fantástica nacional, mas infelizmente nem todos são bons haha Esse parece interessante, a questão dos jogos de poder e etc me atrai, mas a parte fantástica nem sempre. Vou pegar pra ler, de repente as questões do trono prendem, nunca se sabe. Foi uma boa resenha e valeu pela indicação.
    Beijos!

    http://poucosutil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Camilla, sou a Isabel na foto :h Adorei sua resenha, parabéns!!! Ah!!!! Só pra constar, meu preferido é o Thommy. :d

    ResponderExcluir
  8. Fiquei ainda mais interessada pela história. O primeiro capítulo já me transportou para o mundo criado por Elysanna. Fui sugada para a realidade daqueles quatro jovens guerreiros.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  9. Eu souapixonada por livros nacionais, tenho descobrido cada um, melhor que o outro ultimamente! *_*
    e Saber desse , me deixou ainda mais curiosa, eu adoro o genero e saber que é nacoinal, me surpreendou!
    sua resenha está incrível! (:
    Parabéns pleo blog e à autora, que pelo visto é maravilhosa!

    Seguindo sue blog (:
    beijos!
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Camilla, adorei a sua resenha e não vejo a hora de ler o livro.
    Sempre que leio uma resenha referente a "Herdeiros do Trono", fico imaginando Petra e seus personagens em um mundo de valores, crenças, luta, amor e paz.
    Parabéns pela resenha! :q

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro, mas a sua sinopse me deixou muito curiosa! Amei os quotes e saber que tem um romance no ar me deixa mais ansiosa!
    Parabéns!
    Beijo, Mari Scotti
    mariscotti.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Comprei! Hahaha. É muita maldade você fazer uma resenha tão boa assim! <3 Não quer ler Híbrida não? <3 kkkk

    ResponderExcluir
  13. Autora brasileira de literatura de fantasia. O enredo não é diferente de muitos que já li, do tipo jovens pretendentes a uma escola de guerra. Tem um que de Flanagan. Quero ler.

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li o livro, parabéns pela parceria
    pela sua resenha o livro parece ser espetacular o/
    Beijos, Thaynara
    http://livroscombolinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu realmente fiquei bem interessado em Herdeiros do Trono. Sua resenha me deixou com bastante vontade em lê-lo, principalmente pelo fato de ser nacional, já que nunca li nenhum livro nacional de fantasia. Espero um dia poder ler Herdeiros do Trono. Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Muito bom! Para começar a resenha está brilhante e o livro parece muito bom. A autora vem emergindo e fazendo uma ótima divulgação do seu livro, a vejo cada dia mais em várias páginas e vários blogs falando sobre ela, torço muito para seu sucesso e fico aqui na vontade de ler logo esse livro. Ainda mais pela divulgação que leva a frase "vem arrebatando os mesmos fãs de Game Of Thrones". Essa eu quero ver.

    ResponderExcluir
  17. Gostei, achei meio fora do real, por isso que quero ler..

    ResponderExcluir
  18. Olha, só pela capa esse livro já me ganharia. auhsasuhashuas
    Legal que esse livro está ficando mais conhecido agora com divulgação. Acho super importante. Uma obra como essa não pode ficar "esquecida/escondida" e AMO livros que se passam no passado! *-*
    http://leiturasdoedu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Realmente parece ser muito legal, é bem o meu estilo de livro :i

    ResponderExcluir
  20. Puxa vida, quantos comentário bacanas. Agradeço a todos que deixaram suas impressões por aqui. Beijos
    @ElysannaLouzada

    ResponderExcluir
  21. oláaa....confesso que não conhecia a autora e muito menos o livro, mas sua resenha me deixou curiosa ...acho que ele é um serio candidato a minha estante de livros a ler...
    bjoss

    ResponderExcluir
  22. Sinceramente eu nunca tinha ouvido falar no livro, mas a resenha que eu li aqui no blog de vocês me instigou a pesquisar sobre o livro e resolvi participar do sorteio também e prestigiar livros nacionais é bom pra quebrar aquele esteriótipo de que literatura brasileira é velha e chata. Realmente sua resenha foi incrível em vários aspectos mas principalmente o fato de falar tão bem do tema, com tanto conteúdo como amostra da história sem os terríveis sopilers que assombram as resenhas.
    Parabéns, resenha incrível, livro instigante e leitora curiosa ^-^

    ResponderExcluir
  23. A história me deixou mais que curiosa. Sempre amei esse tema de cavaleiros, lutas de espadas e fantasia. Adorei saber que quem escreveu foi um autora brasileira. muito legal isso. Vou adorar conhecer mais esses personagens. Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Muito intrigante cada palavra. Eu não tinha conhecimento a respeito da autora nem do livros, por sorte, uma amiga compartilhou por saber de minha preferência em relação ao gênero de leitura que aprecio, por fim, estou curiosa e empolgada para ler! Att, Caroline.

    ResponderExcluir
  25. Meu Deus! Adorei a resenha, principalmente porque não encontramos muitos livros nacionais assim, adoro livros desse gênero, estou muito curiosa para ler!

    ResponderExcluir
  26. Ótima resenha, eu não li o livro ainda mas pela resenha só deu vontade mas ainda de ler.

    :t

    ResponderExcluir
  27. Amo livros que se passam em outra época esse parece ser muito bom.bjs

    ResponderExcluir
  28. Olá Camilla.
    Sua resenha ficou boa, alguns blogs q eu venho seguindo não tem uma resenha aceitável, mas a sua está ótima.
    Não sou muito chegada nos livros de outras épocas, mas esse parece que vai me fazer mudar de ideia!!

    ResponderExcluir
  29. Olá Camilla,
    Particularmente não gosto muito de livros nacionais, entretanto a resenha me fez querer este.
    Muito boa a sua resenha.

    ResponderExcluir
  30. Oi, Camilla :D
    Não conhecia o livro, mas só o fato de ser de fantasia já chamou minha atenção. Sou fã do gênero.
    Gostei de saber que é um livro para agradar homens e mulheres, pois normalmente os que tem foco no público feminino são muito melosos, e não curto muito isso.
    O passado misterioso dos personagens também chamou atenção! Adorei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Adorei a sua resenha que instigou ainda mais a minha vontade de lê-lo. A literatura fantástica é a minha favorita sem dúvidas e acrescentando mistério eu fiquei loucaaa de ansiedade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. De fato não são mtos os livros de alta-fantasia no Brasil, ou pelo menos não são os mais divulgados, talvez pq o tema não esteja na moda. Mas o fato é que o livro já está na minha lista, afinal um livro que desperta o mesmo sentimento de HP é must read!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  33. Parabéns pela sua resenha Camilla. Realmente tenho um pé atrás pq não conheço histórias de fantasias por escritores brasileiros. Mas sua resenha me instigou. Quero ler! beijo

    ResponderExcluir
  34. Gosto muito das Crônicas de Nárnia e fantasia e esse livro faz bem esse gênero. Então, tenho certeza que seria uma boa leitura, além de ser nacional.

    ResponderExcluir
  35. Cada vez que leio uma resenha desse livro fico com mais vontade de lê-lo, adoro livros de fantasias e eu realmente nao conheço muitos livros nacionais desse genero....
    Só sei que esse livro entra pra minha listinha de natal... rsrs

    ResponderExcluir
  36. Parece um livro bem gostoso de ler, cheio de surpresas e misterios e aventuras... adoro livros assim, eu quero participar dessa aventura tbm...rsrs
    Parabens pela resenha que te deixa com mais vontade de ler o livro e parabens à autora, o livro ja é um sucesso... rsrs

    ResponderExcluir
  37. Parece ser o tipo de livro que mistura vários estilos, isso torna a historia bem interessante :c Acho que vou gostar...

    Ótima resenha ;) Seguindo
    http://universodaliteraturaonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Puxa vida....eu tb adorei o livro...é realmente fascinante u.u

    ResponderExcluir
  39. Pra mim, a história é extremamente bem elaborada. Te prende do começo ao fim. Sempre amei história que envolvam espadas e lutas. E se tem algo que me deixa apaixonada são cavaleiros. A história é linda demais. Beijos.

    ResponderExcluir
  40. Que incrível!!!! Li as resenhas de trás para frente (comecei pelo segundo livro), e mesmo assim achei a história bem interessante e olha que livros de aventura, fantasia não são meu forte!


    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)