Resenha: Amazônia – Um caminho para o sonho, de M. C. Jachnkee

Acho que todos sempre aprendemos um pouco com os livros, mesmo os de ficção e fantasia. Há sempre uma informação real que você não conhecia, ou um pequeno detalhe do qual você nunca esquecerá pelo simples fato de estar associado a uma boa leitura. Quando me interessei por Amazônia, um título nacional e sugestivo, esperava uma aventura úmida ao redor da Floresta Equatorial, mas jamais imaginei que aprenderia História. Não a um nível tão alto e humano.

Um sonho em comum. Uma viagem para a misteriosa e irresistível Amazônia. Em Amazônia – Um Caminho para o Sonho, o leitor conhecerá Rafaela, Camila, Ana Carolina, Joana e Daniel, que embarcam em uma viagem em busca de conhecimento, não só dos cenários amazônicos, mas também deles mesmos. O que estará escondido na incrível Amazônia? Que mistérios nela se ocultam? Em uma viagem que começa em Manaus, passa pelo maravilhoso encontro das águas do Rio Negro e Solimões, por Parintins, pela misteriosa Fordlândia e pela incrível Belém, o leitor descobrirá segredos e sentimentos que o levarão à conscientização sobre a preservação da Amazônia, a conhecer os mitos e o folclore da região, a experimentar uma pitada de romance e aventura que o deixarão atento do começo ao fim. Amazônia – Um Caminho para o Sonho, um convite para refletir sobre a vida, sobre a ecologia e sobre seus próprios sonhos e desejos. “Quando é preciso abrir mão daquilo que amamos, descobre-se a força para percorrer o caminho para o sonho.”


A cada diálogo entre os personagens, cheio de História, me peguei perguntando para onde foram os meus onze anos de aulas de História. Lembro muito bem da maioria dos assuntos que vi, mas tirando a parte das Seringueiras, a maior parte do meu conhecimento sobre a Amazônia vem do senso comum, da TV e das revistas de turismo. E olhe que eu morei em Rondônia, mas precisamente na cidade de Vilhena, conhecida como o Portal da Amazônia! Vergonha de mim.
Se você não gosta de História, aconselho que dê uma chance ao livro, pois a abordagem feita por ele não é nada como as das salas de aula. Existe um misto de sabedoria, filosofia, fatos e lendas que torna o enredo encantador. Apesar de ter esperado por uma aventura diferente, a caminhada dos cinco personagens principais conseguiu me prender a ponto de viajar com eles a bordo de barcos ao longo das águas amazônicas. A valorização dos sonhos e o estímulo para se conseguir o que deseja, fazendo também a diferença na vida de outras pessoas, é o que conduz as quatro amigas e um professor de História a um mundo inesquecível.
Senti falta de um aprofundamento na relação entre os personagens e mesmo em seu passado. Todos se mostraram muito sábios apesar de serem jovens e a iminência de um romance deixou um gostinho de quero mais. Futilmente falando, adorei ter meu nome em um dos personagens, o que é raro. A Camila do livro não é nada como eu, mas sua personalidade irreverente me agradou bastante. Ana Carolina, Joana e Rafaela também não ficam atrás, com sua preocupação com o próximo. Particularmente, me identifiquei um pouco com a Rafaela e sua introspecção e acredito que boa parte dos leitores também irão. Não entendi muito o Daniel, mas gostei do pouco que vi e espero ver muito mais no próximo livro.
Um dos pontos fortes do livro, certamente são os mistérios acerca de vários pontos da região. Nunca pensei que as amazonas, por exemplo, fossem seres tão presentes na cultura amazônica. Só conheço suas figuras graças a histórias estrangeiras. Nunca pensei que falassem delas de verdade. Conhecer lendas como a do guaraná e descobrir uma ligação tão pouco estimada entre Henry Ford e a Amazônia são detalhes que fico feliz em conhecer.
Agradeço a M. C. Jachnkee pela parceria. Amazônia é um livro muito especial e merece ser lido por todo brasileiro, especialmente pelos moradores das outras regiões brasileiras, que precisam aprender muito sobre o valor, nem sempre financeiro e ecológico, de um patrimônio da humanidade. Boa parte da população brasileira ainda pensa em índios, macacos e árvores quando se fala em Amazônia. Tem muito disso mesmo, mas a riqueza em detalhes é ainda maior do que se imagina.

- (…) Este suco que nós estamos tomando é daqui, desta terra, mas o estrangeiro veio e roubou, querem patentear. E isso não é nada, tem o açaí, o andiroba, a espinheira-santa, tem os animais também: de cada dez contrabandeados, somente um chega vivo ao destino!

- Manaus surpreendeu-me. Eu tinha aquela tola ilusão de que só veria índios e mato.

Finalmente estavam diante do indescritível encontro das águas barrentas do Rio Solimões com as águas escuros do Rio Negro.

5 comentários:

  1. Ainda não conhecia este livro,mas tu conseguiu me deixar bem curiosa em relação a história.
    Espero em breve ter o prazer de ler este livro :D

    :g
    http://confraria-cultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Camilla, que lindas palavras. Fico imensamente feliz que tenhas gostado.
    Realmente é um livro pra todos. Algo que eu adoro é que tenho leitores de todas as idades, isso é lindo.
    Bem, deixo aqui meu beijinho e meu agradecimento.

    ResponderExcluir
  3. Genteee, vc virou blogueiraaaaaa!!! Muito legal seu blog, vc está mandando super bem! Devia se tornar jornalista isto sim!!rsrs Parabéns !!! Super Beijo pra vc!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    A primeira vez que vi esse livro pensei 'deve ser ruim'. Mas todas, TODAS as resenhas que li sobre ele foram positivas. E o engraçado (ou não) é que é um livro que fala sobre a Amazônia, nossa riqueza natural e etc...

    Gostei de conhecer um pouco mais sobre os personagens aqui no seu blog.

    Beijinhos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Camilla

    Fiquei muito interessado em ler o livro, ainda mais sabendo que ele trata de um local tão importante pro nosso pais e que tenho tão pouco conhecimento.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)