De vez em quando, termino
uma leitura com um sentimento tão bom, como quando você assiste a
um filme maravilhoso e marcante a ponto de pensar na história por
dias a fio. Legend deixou este efeito em mim. Eu sabia que seria bom,
pois já havia ouvido a respeito antes. Só não esperava o quanto.
Claro, não é perfeito. Como toda boa distopia, há muita perda,
sofrimento e revolta, o que não é novidade no gênero. Trata-se de
uma trilogia escrita por Marie Lu, publicada no Brasil (por enquanto
apenas o primeiro volume, Legend) pela editora Prumo.
Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.
O que encontrei foi uma narrativa simples e forte a respeito de um
tema constantemente em pauta, hoje em dia. Os personagens e a forma
como lidam com seus problemas em um mundo complicado me conquistaram
logo no início. Day é um garoto tão simpático, que te faz,
realmente, acreditar no seu bom caráter, ainda que as circunstâncias
indiquem que as coisas podem não ser tão exatas. A instigação da
imaginação da aparência do garoto também ajuda, mas ele é
realmente carismático. Já a june quase me fez acreditar, a
princípio, que seria a típica protagonista chatinha e cega para a
realidade. Mas não, ela se mostrou forte e atenta às
possibilidades, sendo a garota soldado superinteligente e eficiente,
sem esconder a garota solitária e em luto que realmente era. Muito interessante foi o encontro destes dois personagens, vindos de mundo tão diferentes, mas com tanto em comum.
O ambiente não surpreende muito, já que estamos num malsucedido
futuro no qual uma elite poderosa domina uma maioria cercada de
miséria e revolta. O cenário é óbvio e dispensa grandes
descrições, marcado apenas pelo que ocorre à sua volta e não por
suas características nada peculiares.
Tive raiva do sistema, das mortes de determinados personagens e até
da objetividade na explicação dos fatos. Legend não baseia sua
trama na enrolação e suspense quanto às informações. A sequência
dos fatos flui muito bem e não regride, mostrando as coisas como
elas são sem inibir a curiosidade do leitor. Eu quis que o livro
fosse maior, que a história se desenvolvesse a partir de maiores
detalhes, pois tinha certeza de que odiaria o fim (o fato de o livro
acabar, não o seu final em si).
O segundo volume é Prodigy, mas não encontrei a data de lançamento
no Brasil, o que espero não demorar muito. Espero muito desta
sequência, especialmente porque o título é bem sugestivo. Também
espero mais romance, embora tenha achado que a dose do mesmo em
Legend foi bem adequada, já que o excesso colocaria tudo a perder no
andamento da trilogia. O terceiro e último volume, Champion, será
lançado ainda este ano nos EUA, encerrando uma das melhores
distopias que conheço.
Gostei muito da resenha. E eu perguntei pra editora quando esse livro será lançado, sou dessas que não aguento e pergunto mesmo, enfim o livro será lançado agora no começo do segundo semeste \o/
ResponderExcluirLegend é muito bom mesmo!!
Bjkasssss
Alessandra Tapias
http://topensandoemler.blogspot.com.br/
Por mais que tenha aparecido livros distópicos ultimamente - acho que é devido ao sucesso de Jogos Vorazes -, esse é um tema que não me cansa. Ainda mais se bem trabalhado, como parece ser Legend. Acho que sentir raiva do sistema é algo natural, para mim..hehe... E depois dessa sua resenha, o livro já está favoritado na minha estante do Skoob! Agora, o problema: tempo para lê-lo depois de comprar... =/
ResponderExcluirObs.: esse é meu primeiro comentário no seu blog, e gostei bastante dele! Vou acompanhar! =D
Ahhh,gostei mto.Amo distopias e essa parece ser SENSACIONAL,pois é bem trabalhada.
ResponderExcluirAmei a resenha,livro entrando pra lista de desejados em 3,2,1.Bjos
Quando eu li Jogos Vorazes, achei que nenhuma outra distopia conseguisse superar a trilogia escrita por Suzanne Collins em termos de violência e revolta. Foi um dos livros em que tive dificuldade em terminar de ler, por conta do próprio sofrimento que o protagonista passa ao longo do livro. O que mais gostei no livro, é que ele é narrado na perspectiva de dois personagens e isso por si só já é um diferencial. Parabéns pela resenha.
ResponderExcluirResenha bem trabalhada, abordando o conteúdo de forma simples e inteligente, despertando o interesse dos leitores.
ResponderExcluirQuero ler Legend e fiquei até contente em saber que não tem romance no livro. Adoro romances, mas acho que não combina com distopia,
ResponderExcluirNossa, estou muito a fim de ler esse livro!!! Ainda mais depois da sua resenha!!! Muito bem feita, bem elaborada!!!
ResponderExcluirParabéns por ela e pelo blog!!! Gostei demais!!!
Beijo.
Comprei esse livro no Submarino esses dias e ainda não comecei a ler, mas depois dessa resenha confesso que vou correr para terminar a leitura desse livro que promete ser muito boa.
ResponderExcluirÓtima resenha.
Bjs :)
Já li Legend, acho que no início desse ano, tem um tempinho já. Gostei do livro, dos personagens, mas não AMEI! Sabe? Como você disse, o livro tem uma linguagem beeem simples e é bem objetivo, não gostei muito disso, não digo que a linguagem precisa ser difícil, mas tive dificuldade com o estilo de linguagem simples demais, chega a ser engraçado! E não gostei da objetividade exagerada do livro em alguns momentos. O que mais me deixou decepcionada no livro foi que passaram-se várias páginas naquela historinha deles se conhecerem, do pessoal procurando ele, até que quando chega na parte da 'revolta' em si, o livro descreveu o momento de ação e conflito (que é crucial) em duas ou três páginas!!! E logo depois o livro acaba! Putz, foi uma mudança de clima repentina, tava tudo tenso, mas devagar, de repente fica tudo tenso e rápido por apenas 3 páginas e pronto, acaba! Fiquei com uma sensação de vazio enorme, sei que tem outro livro, que é uma trilogia, mas achei que a ação podia ter sido muuito mais bem trabalhada, porque a história tem potencial, a história em si é muito boa, li bem rápido, os personagens são muito bons e cativantes, há cenas chocantes, mas acho, na minha opinião, claro, que a mudança de contexto e clima podia ter sido mais bem trabalhada... porque a sensação que tive é que a autora só tinha 200 páginas para escrever, por exemplo, e ela foi escrevendo e escrevendo e quando chegou na página 190 ela percebeu que o livro precisava acabar e a ação ainda estava chegando e resolveu tudo num piscar de olhos! ^^
ResponderExcluirEnfim, isso me deixou bem agoniada, porque eu adorei a história e fiquei com essa sensação chata de que as coisas não foram bem explicadas, que a parte da ação foi MUITO fraca, maas fazer o que né, espero que o 2º livro supere isso! :)
Bjs!
Olá,
ResponderExcluirDe todas distopias que li Legend foi a que mais gostei.. Ela é simples e direta..Mostra um mundo onde somente os ricos sobrevivem..E todos tem que ser submissos ao governo..Eu particularmente adorei os protagonistas suas forças..Louca para ler a sequência.
Beijos
http://quatroamigaseumlivroviajante.blogspot.com.br/
No começo esse livro não me chamou muito a atenção, mas quando li eu adorei, quero muito ler a continuação
ResponderExcluirEste livro é bem legal mesmo!
ResponderExcluirNão vejo a hora de ler a continuação dele!
*-*
O livro parece ser bem bacana. Gosto muito de ficar analisando o jeito de ser dos personagens de acordo com tudo que passa. *-* Seria muito bom poder conseguir o livro para ler.
ResponderExcluirSou apaixonada por esse livro. Sem condições é um livro maravilhoso, ele te prende do inicio ao fim. Acho que li o livro em dois dias!
ResponderExcluirEstou louca pelo segundo livro \o/
Adorei a resenha, e espero poder ler esse livro em breve. Acho a história maravilhosa ><
ResponderExcluirJá faz um tempinho que desejo mais que tudo esse livro!!Achei muito legal a sinopse do livro e adorei a capa por mais que seja muito simples!
ResponderExcluirEspero não demorar muito para lê-lo pois está na minha lista de favoritíssimos!
Bjs'
Ótima resenha. Outro livro para minha lista
ResponderExcluirEu já li Legend, adorei, e to louca pra ler a continuação.
ResponderExcluirEu gostei bastante de ler os pontos de vista do Day e da June.
Adorei a resenha, li e adorei os protagonistas, as diferenças entre eles vai ser um futuro desafio q terão de enfrentar, amei Legend ^^
ResponderExcluirGostei muito do que você descreve na sua resenha, ser uma distopia típica é mais uma qualidade do que um defeito, pelo menos para mim que gosto do gênero e acho que os fãs realmente já tem uma ideia do que esperar ao ler livros do estilo. Também achei muito positivo que ambos os protagonistas sejam carismáticos e cresçam no decorrer do livro, fico irritadíssima com protagonistas chatinhas. Só vou aguardar estar completa a trilogia porque não gosto de ler um livro e esperar séculos pela continuação, mas vou ficar de olho e quando estiver completa lerei com certeza.
ResponderExcluirOi, distopias estão em alta no momento né? Bom, já ouvi falar muito deste livro inclusive tive recomendação de um amigo, lendo sua resenha tive a impressão que a autora não se atenta muito em detalhes e não sei se gostei disso, no entanto parece ser um livro muito bom. Vou dar uma chance a ele quem sabe eu acabe gostando também, já que estou meio fissurada em distopias.
ResponderExcluirhttp://blogliterata.blogspot.com.br/
Me deixou super curiosa sua resenha, adorei!
ResponderExcluirJá entrou para a lista dos livros 'pra ontem'.. kkkkkkk
Adoro distopias.
Amei a resenha!! Fiquei super curiosa para ler. Gosto de livros assim, que como vc disse não exageram no romance, mas o tem na dose certa.
ResponderExcluirCurti muito, ótima dica!
Amei a resenha, já li o primeiro livro e estou louca pra ler o segundo.
ResponderExcluirGostei muito da resenha. Muito bem escrita, envolve o leitor e faz com que a obra seja ainda mais interessante.
ResponderExcluirGostaria muito de ler a estória, me pareceu excelente e muito dinâmica.
Obrigada.
Gostei bastante de Legend. Adorei a narrativa alternada entre o Day e a June, mas achei o livro curto. Acho que a autora poderia ter desenvolvido melhor alguns fatos, ficou com "aquele gostinho de quero mais".
ResponderExcluirGostei tbm do desenvolvimento do romance entre os dois e a mudança na personalidade da June.
Agora falta ler Prodigy =)
não sou muito fã de distopias, todas parecem muito iguais, tem os mesmos ingredientes, e com isso soa repetitivo, sem novidades. Mas, quem sabe essa trilogia me surpreenda, como aconteceu contigo.
ResponderExcluirGostei muito da resenha, provavelmente eu irei ler :)
ResponderExcluirEstou começando a me apaixonar cada vez por distopias e depois de conhecer essa trilogia, fiquei curiosa quanto a ela.
ResponderExcluirFiquei louca pra ler, mas cadê dinheiro pra comprar mais esses livros?
Adorei a resenha! Não é de hoje que tenho uma imensa vontade de ler Legend. Sou apaixonada por distopias... e acredito que essa é mais uma pela qual vou me encantar. Beijocas.
ResponderExcluirO futuro nesses livros é realmente quase sempre o mesmo. Mas Legend me interessou muito, adoro distopias e a capa dessa me chamou a atenção.
ResponderExcluirA sinopse do livro e sua resenha sobre ele me fizeram lembrar um pouco de divergente e de hunger games, não sei se é devido todos os 3 livros serem de natureza distópica, no entanto tive a impressão de que eles são bem parecidos. Já vi várias pessoas falando super bem do livro, que possui um enredo bem construído, o que me encheu de vontade de lê-lo pois sou apaixonada por distopias, e descobri recentemente que sou meio que fissurada por trilogias e séries, ou meu subconsciente é pois nem percebo isso às vezes, mas essa teoria vem se confirmando à cada livro que me interesso skjdlkajalskdj adorei a resenha, e estou louca para ler legend!
ResponderExcluirAmo distopias e essa está na minha lista de próximas leituras. Acho interessante o tema, revolução com pitadas de romance.
ResponderExcluirDesde que eu li a sinopse do livro ele tá nos meus desejados. Quero muito ler esse livro, parece ser muito bom e é bem o tipo de livro que eu gosto.
ResponderExcluirMuito legal a resenha :)
Ainda não li o livro, mas assim como você, sei que se trata de um livro muito bom.
ResponderExcluirToda resenha que leio sobre Legend, tenho ainda mais vontade de ler, apesar de achar que a maioria das distopias são bem semelhantes.
Enfim, não vejo a hora de ler, estou bastante curiosa
Resenha bem elaborada, abordando de forma simples e inteligente o conteúdo do livro, nos dando uma boa noção sobre o enredo, facilitando o entendimento e despertando o interesse dos leitores.
ResponderExcluirAmei a resenha :3 Bom.. peguei esse livro emprestado a um tempo, só que ainda não consegui ler. Não sei se por falta de tempo, ou de vontade. Mas com certeza, agora arrumarei tempo (e vontade) para lê-lo!
ResponderExcluirEu li várias resenhas sobre esse livro, mas nunca me interessei a ler... Mas depois de ler sua tenho que ler ele; espero que eu goste..
ResponderExcluirTenho lido muitas resenhas positivas em relação a essa trilogia. Sou fã de distopias, e tento ler o maior número possível. O que me agradou nessa é que a narrativa é direta ao ponto. Não fica com descrições e floreios excessivos. Os protagonistas me parecem ser ótimos. Enfim, espero ler em breve.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Confesso que é a primeira vez que ouço falar desse livro, mas quem leu, me garante que é um livro fantástico! Me simpatizei com o personagem Day e com o enredo do livro, então tenho 1001 motivos para querer lê-lo :)
ResponderExcluirLegend é tão que acabei abrindo um site sobre a série! Virou minha saga preferida (batendo Jogos Vorazes)
ResponderExcluirO site: Legendbr.net
Adorei a resenha e me instigou mais ainda a ler os dois livros :c
ResponderExcluirDistopias é meu gênero favorito, mesmo que ás vezes as histórias apresentem pontos em comum.
http://balsamodoslivros.blogspot.com.br
Gostei! Estou louca pra lê-lo, agora só tenho que ter sorte para ganhá-lo no sorteio! haha
ResponderExcluirGostei!! Quero muito o livro... :)
ResponderExcluirAdoro distopias e com certeza Legend é uma das minhas favoritas. Demorei um tempo tanto para ler como para compra-lo e ficou um tempinho na estante mas quando resolvi lê-lo não me arrependi. Também achei ele pequeno terminei querendo mais. Estou super ansiosa para ler Prodigy.
ResponderExcluirAhhh... mais uma distopia... Tanto faz, eu adoro! :o
ResponderExcluirTinha até certa descrença nesse livro pq ele é tão...tão... pequeno (em relação a esse gênero, com certeza u.u) Mas espero poder ler um dia e também me surpreender com esse livro :h