Resenha: Em um instante… tudo pode mudar – L.M. Gomes


Monique não tinha do que reclamar, sua vida era exatamente aquilo que sempre sonhou. Aos 23 anos, prestes a concluir a tão sonhada faculdade, seu namorado era um príncipe, tinha amigos incríveis e era dona do seu destino. Até que viu sua vida nas mãos de um estranho. Rafael era um cara normal, com sua vida planejada e previsível. Batalhador, pediatra e sonhador, aos 28 anos, acreditava ter seu destino traçado. Mas quem era ele para subestimar o quanto o mundo pode girar? Eles passavam naquele momento, naquele lugar. Um instante é o suficiente para que tudo possa mudar.

Em um instante… tudo pode mudar é um romance nacional publicado pela Qualis Editora, escrito pela autora L.M. Gomes. O enredo aborda a temática new adult, contendo drama, humor e romance (bem como trechos bem hot).

O livro começa de uma forma bem interessante. Um situação traumática e perigosa acaba de se desenrolar exatamente no momento em que os personagens se cruzam pela primeira vez. Em um segundo, Monique está despreocupada, fazendo algo muito normal em seu cotidiano, mas, no outro, parece viver um pesadelo, no qual sua vida está por um fio. Rafael está de mudança, conhecendo a nova cidade e redondezas. Despreocupado, mas não tão ingênuo, ele sabe exatamente o que pode acontecer se não agir rápido. No fim das contas, ambos estão com suas vidas em risco, mas também entrelaçadas. Após o incidente que quase terminou em tragédia, os caminhos do médico e da estudante continuam a se cruzarem. Por alguma razão, aquele instante significou tudo o que os levará ao resto de suas vidas, mas muitas coisas precisam mudar para que possam ficar juntos. 
 
Monique não vive grandes emoções com sua vida normal de estudante. Ela é tranquila, estudiosa e possui uma boa família com quem mantém uma ótima relação. Seu namorado, até então, apesar de estar sempre fora, ainda lembra uma espécie de príncipe encantado, mas são nas situações mais críticas que realmente se conhece as pessoas. Rafael, por outro lado, teve uma vida mais difícil, embora também tenha uma relação muito bonita com seu irmão, Pedro. Ele é esforçado e está lutando para realizar o sonho de ter seu próprio consultório, mas conhecer Monique não vai facilitar as coisas para ele… 
 
A narrativa em primeira pessoa apresenta os pontos de vista de Rafael e Monique, alternados em capítulos. A forma como os dois se conheceram é um lembrete que se faz presente em todo o livro, mas os personagens conseguem transformar suas vidas dali em diante. Muitos contratempos, e claro, momentos dramáticos, enredam a história mesmo quando tudo parece bem. Existem pessoas tentando de tudo para vê-los infelizes, inclusive criminalmente, mas o desenrolar do livro acaba sempre mostrando boas soluções. Ao contrário de muitas algumas histórias do gênero, os personagens não fazem muito mimimi para ficarem juntos, ou seja, nem mesmo aqueles que lhes querem mal conseguem separá-los, mesmo tentando muito. Este ponto positivo da história me faz pensar que não é preciso um enredo cheio de idas e vindas do amor para apimentar a trama, que funciona muito bem ao demonstrar a forte confiança que um personagem tem no outro. Ainda acho que os trechos hot são muito exagerados, mas isso faz parte do gênero, acho que não tem jeito.

É o primeiro livro que leio da editora Qualis, parceira do blog, e posso dizer que este me passou uma ótima impressão. Além da diagramação, simples e fofa, a capa tem um apelo muito forte; é linda, especialmente por conter mais do que apenas a imagem de um casal bonito, mas também um arte em cores fortes. Pelo que entendi, o livro é parte de uma série/duologia chamada Os Irmãos Castro, o que significa dizer que podemos esperar uma sequência com foco em novos personagens principais bem válida.

Sabe aqueles dias em que você percebe que tudo está tão perfeito e isso acaba assutando você? Eu estava vivendo um assim.”

Caímos no chão e não houve mais som por dois segundos. Por causa de um instante… Um único… Tudo poderia ter mudado.”

6 comentários:

  1. Bom, apesar da sua resenha bem positiva sobre o livro e de eu gostar de livros do gênero de romance, confesso que não me interessei muito por esse livro, a história não me chamou muito a atenção. Então no momento, não pretendo ler.

    ResponderExcluir
  2. Camilla, que capa belíssima é esta de Em um instante… tudo pode mudar?! Me apaixonei por ela. Entretanto, a história não me chamou a atenção tanto quanto a capa. Com um gênero que não curto muito, o New Adult me desagradou ao inicio. Mas, foi meio confuso para mim sobre o inicio da história, um trauma, um perigo e num instante tudo mudou?! Pensando bem, tem muito haver com o título do livro, mas bagunçou a minha mente.

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia esse livro, mas fiquei com muita vontade de ler ele. Amooo NA, e fiquei curiosa pra saber que incidente foi esse que aconteceu com eles.
    Gostei bastante de saber que os personagens não ficam com muito mimimi. E gostei da capa também, achei ela linda :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto bastante de New Adults, a maioria deles são bem clichês, mas eu adoro. Fiquei com vontade de conhecer essa história, que parece ser muito boa. E sabendo que é um nacional, fiquei com mais vontade ainda de ler ele. Já entrou pra minha lista =D
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Não conheço mtos titulos da Qualis, mas gostei do livro Em um instante… tudo pode mudar qdo li a sinopse e a capa está bem bonita.
    Gostei do que li sobre os personagens e prefiro a narrativa assim alternada, acho melhor pra ver oq cada um sente e pensa.
    E ameiii qdo vc falou q nao tem mimimi, pq isso me irrita demais, a ponto de eu ter largado series, hehe.
    Que otimo começo de Parceria, vou ler com certeza!
    Beijos.

    https://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que bom que em sua primeira experiência com a editora o resultado foi positivo. Vou anotar a dica, pois não conhecia o livro ainda.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)