SSMovie: A Esperança – Parte 1 [Mockingjay - part 1]


Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?



A Esperança – parte 1 (título original: Mockingjay – part 1) é uma adaptação do livro homônimo, escrito por Suzanne Collins, pertencendo à trilogia Jogos Vorazes (The Hunger Games). Nas telas, o livro será dividido em duas partes. A primeira parte, que chegou aos cinemas há algumas semanas, conta com a direção de Francis Lawrence e produção da Lionsgate (distribuída pela Paris Filmes), além de possuir um dos melhores elencos do gênero.



Após declarar guerra ao tirano Presidente Snow, ainda que sem querer, Katniss encontra refúgio no Distrito 13, que conta com uma organização própria e alheia às vontades de Snow. Lá ela descobre que uma grande resistência está se formando por toda Panem. O Tordo agora é o símbolo da luta e, tudo o que as pessoas precisam é da figura de Katniss à frente disso tudo. A verdade é que ela nunca quis ser a inspiração para nenhuma revolução. Tudo o que ela queria ao se voluntariar na colheita dos Jogos Vorazes era salvar a vida de sua irmãzinha, mas agora, ninguém está a salvo, com ou sem arena. Não bastassem os problemas gerados pela tirania e resitência, Katniss enfrenta a liderança do Distrito 13 para conseguir que resgatem Peeta e os outros tributos que ficaram em poder da Capital após sua fuga da última arena. O risco é muito grande, especialmente com tantos atos insurgentes por toda a Panem, mas essa é sua exigência para se tornar a frente da resistência oficialmente.




A história tem um desenrolar lento, a princípio, assim como no livro. As cenas são, em sua maior parte, voltadas para a introspecção da personagem principal ao se deparar com toda a destruição de seu antigo lar e com as consequências de sua fuga da arena. O cenário é assombrosamente desolador e, todas as cenas de ação, ocorridas mais à frente, são extremamente tristes. Para todo lado há inocentes sofrendo pelos atos de covardia do tirano e o apelo emocional é cada vez mais forte. O filme consegue mostrar, muito bem, por sinal, toda a dor e responsabilidade de Katniss por cada gesto seu. Pessoalmente, vejo A Esperança – parte 1 como a melhor adaptação da franquia, até agora, atribuindo pontos à perfeita dosagem de emoção e reação dos personagens. Como ignorar o momento em que a Katniss Everdeen dos livros se funde a do filme, cantando a música The Hanging Tree, que tanto choca e emociona durante a leitura dos livros? 



Definitivamente, o elenco forte colabora bastante para o sucesso do filme, mesmo que, por hora, Jennifer Lawrence, Julianne Moore e Philip Seymour Hoffman roubem a cena. Não posso dizer que espero mais da parte 2, mas considero boas chances para tal, visto que esperava muito menos da parte 1. Acho que alguns leitores irão concordar que o livro em si não é tão bom quanto a série em geral, visto que poderia ter sido melhor aprofundado em alguns momentos. Ainda assim, a expectativa pela finalização das adaptações é sempre grande e, acredito até mesmo que esta possa ser um complemento ao que o livro deixou a desejar. Se a segunda parte seguir a linha da primeira, espero fortes emoções e um encerramento com chave de ouro.



Elenco


Katniss Everdeen – Jennifer Lawrence

Peeta Mellark – Josh Hutcherson

Gale Hawthorne – Liam Hemsworth

Haymitch Abernathy – Woddy Harrelson

Alma Coin – Julianne Moore

Effie Trinket – Elizabeth Banks

Beete – Jeffrey Wright

Plutarch Heavensbee – Philip Seymour Hoffman

Caeser Flickerman - Stanley Tucci

Presidente Snow - Donald Sutherland

Primrose Everdeen - Willow Shields

Finnick Odair - Sam Claflin

Johanna Mason - Jena Malone

Mãe de Katniss - Paula Malcomson

Cressida - Natalie Dormer

Messalla - Evan Ross

Pollux - Elden Henson

Castor - Wes Chatham

Egeria - Sarita Choudhury


7 comentários:

  1. Oi Camilla! ;)
    Tive a oportunidade ver o filme e posso dizer que não amei tanto. Pode ser porque não li nenhum livro da franquia, então não tenho tanta afinidade quanto muitos possuem, inclusive você, rs. Gosto da ideia dos filmes, ela passa uma temática interessante da sociedade de controle e até um pouco do marketing. A Jennifer Lawrence nem preciso falar que sempre da um show de atuação, mas não consigo ver química entre ela e o Josh Hutcherson, acho que o casal no filme ficou um pouco forçado, minha irmã disse que no livro soa como algo mais natural. Até que nesse filme ele teve pouco destaque. Concordo com você, o elenco ajuda bastante a ter esse sucesso todo. Gostei do texto, acredito que quem já leu o livro, vai avaliar e entender melhor o filme.

    Beeijos

    https://claquetegirls.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É,haverá sempre um divisor de opiniões, rs. Em geral, até agora gostei das adaptações de jogos vorazes, embora passe raiva com alguns detalhes...

      Excluir
  2. Eu gostei mais do livro. Apesar de boas atuações ainda acho que algumas coisas podiam ser diferentes, mais interessantes. O livro é muito rico. Ainda bem que dividiram em 2 partes, talvez a 2 supere o livro. Vamos esperar

    abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Se os roteiristas fossem leitores como nós, certamente haveriam filmes para durar 2 dias inteiros... :)

      Excluir
  3. Achei o filme chato, muito preso na Katnis. Podiam ter feito uma coisa mais agitada mesmo com o elenco de primeira. Espero que a 2 parte seja melhor e com mais ação pq senao nem o livro salva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, acho que o livro é bem assim também. O início é mesmo paradinho, mas depois melhora. E aí piora de novo, rs :)

      Excluir
  4. Oi :D

    Gostei bastante da adaptação, bem mais do que o livro, até porque o último livro me decepcionou bastante, então claro que já espera mais do filme, assim como espero que a parte 2 seja tão incrível quanto esse!
    Claro que o elenco está INCRÍVEL! Eles souberam representar muito bem os devidos personagens..
    Enfim, essa fui uma das adaptações que eu mais gostei no último ano!
    Bjs :*

    ResponderExcluir

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)