Resenha: Círculo de Fogo – Herdeiros do Trono # 2 – Elysanna Louzada


Depois de descobrirem que nasceram escolhidos para ser Rei e Rainha de Petra, Pedro e Eloise precisam enfrentar as provas do Torneio de Bravura para se tornarem cavaleiros, se quiserem ter direito ao trono. Mas uma reviravolta pode atrapalhar seus planos. A presença do rei Edgar Belmonte na cidade sede da competição trará surpreendentes revelações que mudarão os planos da Ordem da Aliança. Paralelamente, Eloise precisará lidar com o perigoso triângulo amoroso em que se transformará sua relação com Tommy e Arnon. Isabel, por sua vez, enfrentará os fantasmas do seu passado despertando de vez a guerreira que existe dentro de si.



Círculo de Fogo é a super aguardada sequência do romance fantástico nacional, Herdeiros do Trono, escrito pela Elysanna Louzada, uma autora querida do blog. Publicado pela editora Ases da Literatura, o primeiro livro da trilogia foi lançado em 2013, mesclando o gênero fantasia/romance/aventura de forma maravilhosa.



Não conhece Herdeiros do Trono? Leia a resenha aqui.



Eu estava realmente ansiosa por este volume desde que li o primeiro, em outubro do ano passado. Como já disse em outras postagens a respeito da trilogia, a história me encantou muito, de forma inesperada. Para a minha sorte, foram apenas alguns meses entre o lançamento de um e outro, logo, não precisei esperar tanto para a continuação. Infelizmente, o terceiro só será lançado no próximo ano e, não vai ter jeito, terei que esperar. Fazer esta resenha está sendo bem difícil. Sempre é quando gostamos muito de tudo. 
 

Em Círculo de Fogo, uma etapa da grande jornada dos quatro personagens principais já foi vencida e, agora, novos desafios surgem. A situação de Petra está cada vez mais complicada com o reinado de uma rainha corrupta e seu filho, que não é quem aparenta ser. Claro que nada disso é o bastante para impedir Pedro e Eloise, os verdadeiros herdeiros de uma capacidade para poucos. Ao lado dos irmãos, seus amigos, Tommy e Isabel, se mostram a cada momento mais fiéis a seu legado. Juntos a outros aliados, os personagens continuarão embarcando em jornadas perigosas e irrenunciáveis.



Como um predador enlouquecido rasgou-lhe o tórax, enfiou a mão por debaixo das costelas, cravou as unhas compridas no coração (...) e o arrancou deixando que o sangue, ainda quente, respingasse em sua roupa.”



Neste volume, não há grandes novidades. O primeiro livro explicou tudo o que precisávamos saber sobre a missão dos garotos, deixando o gancho apenas para a forma a ser executada. Assim, Círculo de Fogo já inicia com momentos tensos, deixando bem claro o que está por vir. Não há calmaria. Cada personagem terá que lidar com seus próprios demônios para que alcance mais uma etapa. Definitivamente, neste livro, não há parte chata. Diga adeus ao tédio.



- Então por que o Criador não acaba com essa guerra?

- Porque não foi ele que a começou. Fomos nós, Pedro, os seres humanos.”



O sonho de se tornarem cavaleiros da Academia está cada vez mais próximo e os desafios só aumentam. Mas isto é só o começo do que os quatro vão enfrentar. A busca pela Arca, importante demais para a vitória na guerra entre o bem e o mal, também os levará a lugares inimagináveis, passando por situações muito difíceis...



Então eles viram acontecer. Uma explosão. Gigantesca. Descomunal. E, ao mesmo tempo, serena, congruente. Eles se sentiram tocados por aquela enregia incrível e invisível, de maneira que se tornaram parte integrante do que estava acontecendo até sentirem-se unidos ao todo que estava se formando.”



Eloise ainda está vivendo o dilema em que se envolveu no final de Herdeiros do Trono, mas finalmente saberá com o que está lidando e, acredite, sua relação com outros personagens vai evoluir, positivamente. O peso da responsabilidade é cada vez maior à medida que uma guerra se aproxima, mas ela não vai estar sozinha com seu irmão.


Pedro continua sendo Pedro. Seu senso de justiça e a missão de mudar o mundo parecem deixar sua visão cada vez mais clara. Consegui visualizar um amadurecimento no personagem, que já era meu favorito. Sua relação com os animais é cada vez mais útil, assim como sua amizade. Finalmente aconteceu o que eu tanto esperava (suspira, rs). Infelizmente, algumas atitudes drásticas terão de ser tomadas dada a sua posição. 


Tommy também continua com a mesma força do primeiro livro, porém mais amadurecido. Sua relação com quem ama é leal, mas alguns empecilhos bem complicados acabam atrapalhando seu desenvolvimento. Acho que não seria um romance se não tivesse um pouco de drama amoroso, então tudo bem, pois neste caso, não teremos um triângulo bizarro e sem sentido. Elysanna consegue trazer o drama sem perder o foco da batalha que estão enfrentando.


Já Isabel, pensei que veria um pouco mais da personagem, mas ainda não foi dessa vez. Quando detalhes do seu passado são relembrados, surge uma nova vontade/missão para a personagem, algo muito positivo, na verdade. Esperava um pouco mais dela, mas acho que teremos mais até o fim da saga. Talvez eu esteja cobrando demais da personagem, que é minha segunda favorita. 


Não sou muito fã de certo personagem chamado Arnon. Nada pessoal, mas quando ele surgiu, no primeiro livro, achei que fosse causar muitos problemas para um certo casal. Acontece que agora ele me surpreendeu. Sua integridade é inacreditável, especialmente quando se trata de Bárbara, a “nova” personagem que quer marcar presença em sua vida de qualquer forma. Gostei muito da forma como ele lida com ela, sem querer se aproveitar da situação. 


De qualquer forma, estou extremamente satisfeita com o rumo da história. Coisas horríveis acontecem numa guerra, mas disso todos sabemos. A parte incrível é o aprendizado. No caminho, os personagens encontram outros homens, alguns muito bons e puros, outros maus, mas a beleza do mundo sempre supera. A mensagem é clara: Criador e Sua obra são maravilhosos demais para serem esquecidos. Meu coração enlouqueceu em alguns momentos. Algumas perdas são muito tristes, mas também há ganhos. Novos personagens chegam com força total. Os traços de Steampunk estão mais fortes do que nunca e eu adorei a viagem a bordo do Pelicano, um dirigível fantástico.


Posso dizer que, mais uma vez, aguardo pela sequência com muita ansiedade. Seja qual for o desfecho, sei que valerá a pena a espera. Enquanto isso, deixo para vocês meu quote preferido de Círculo de Fogo.



- Eu te amo. Amo sua inteligência. Sua coragem. Sua força. Sua determinação. Você é a mulher da minha vida.”

6 comentários:

  1. Que resenha MARAVILHOSA! Você arrasou mais uma vez, Camilla. Quando acabei de ler o texto, fiquei com vontade de terminar o terceiro livro mais rapidamente (rsrsrsrs).
    Amei o trecho que você escolheu para encerrar a resenha. Sabe que, às vezes, leio alguns trechinhos que o pessoal escolhe para resenhas ou posta no Instagran e me dou conta de que preciso reler o livro para matar minha saudade dos meus queridinhos.
    Isabel vai parecer mais no terceiro volume e espero matar sua vontade de vê-la.
    Beijos e, mais uma vez, parabéns pela excelente resenha.

    ResponderExcluir
  2. Oi!!! Amei sua resenha!!!
    Estou morrendo de curiosidade para saber final dessa história, será incrível!!
    Elysanna soltou no Instagram que terá uma despedida no 3º livro fiquei com medo rsrsrs

    Bjs
    Jéssica Rodrigues
    http://lilianejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Você disse tudo quando falou que não há calmaria nesse livro, acredita que ainda estou com aquele nervosismo da leitura? hahahaha
    Gostei muito da Isabel nesse livro, acho que ela amadureceu muito e o Pedro também.
    E sobre os novos personagens ... Angelina é a minha favorita e eu até que gostei da Bárbara xD

    Bjs :**
    http://julicronicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. QUERO muito que lancem logo o terceiro....

    ResponderExcluir
  5. não consegui ler este ainda. Mais pelo que estou vendo, vou ter que dar um jeito de ler. A autora esta cada vez se superando, ao criar essas histórias incríveis. Não vejo a hora de poder ter o meu. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. OMG!
    Tão bom quando um livro trás boas expectativas e elas são superadas.
    Não conhecia este livro, para quem gosta de aventura certamente é perfeito!


    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)