Resenha: Presente de Aniversário, da Vanessa Sueroz


Marcos, está fazendo 18 anos e seus amigos resolvem dar uma grande festa para comemorar, mas quem pensa que as comemorações vão ficar por aí está muito enganado. Seu melhor amigo, Gabriel, resolve abrir um concurso para o melhor presente, mas ninguém sabe que sua ideia é que ele mesmo ganhe o concurso, senão para que iria criá-lo? Uma história, um concurso, um ganhador, dois pontos de vista e dois concorrentes fortes: Ele: O melhor amigo, lindo e maravilhoso merece o título e tem o melhor presente de todos. Ela: A única que não irá a festa porque o aniversário de Marcos é sempre o pior dia do ano. Quem vencerá está batalha? Cruzem os dedos e boa sorte aos participantes!


Em parceria com a autora Vanessa Sueroz, recebi o e-book Presente de Aniversário, que será lançado nesta sexta-feira, e fiquei surpresa ao constatar que a leitura, além de levíssima, também é muito rápida. Curtinho e bem focado nas questões adolescentes, a história se passa em apenas dois dias, a véspera e o dia do aniversário de Marcos. Por se tratar de uma óbvia leitura teen a linguagem é bem básica e jovem. 
 
Um fato interessante que notei, sendo a primeira vez que leio uma obra da Vanessa, foi o jeitinho único das fanfictions. Escrevo e sou leitora deste tipo de publicação e, honestamente, adoro observar o amadurecimento da escrita nesses casos. Não vou especular, mas Presente de Aniversário deixa um gostinho de um certo tema muito visado nas fics, especialmente no que tange o ódio mortal de um certo personagem por outro. 

Os personagens são bastante caricatos, mas pelas poucas páginas de leitura não é possível se aprofundar muito em suas vidas. O que se vê é, Gabriel, o típico amigo que gosta de ser o centro das atenções, mas que ao mesmo tempo, tem um bom coração, capaz de fazer o que for preciso para agradar a quem quer bem. Marcos, o aniversariante, se mostrou um pouco fraco no quesito personalidade. Embora pareça autoconfiante, na verdade age como um bobo, especialmente quando o assunto é Carol, Carolina para ele. Por falar em Carol, esta é a garota mais estranha que já conheci através dos livros. Completamente e inexplicavelmente mal-humorada, a garota só sabe dar fora nos amigos e agir feito uma louca. Seu ódio por certa pessoa é tão infundado que não gostei muito de sua forma de agir, tudo para nadar, nadar e morrer na praia. Definitivamente, Gabriel é o melhor personagem, bem de acordo com muitos garotos dessa idade e um pouco “fofo”.

Bem, chega de falar do enredo, não é? A narrativa em si, flui bastante, graças à linguagem e aos fatos simples. Infelizmente, não gostei muito da forma como foram abordados os dois pontos de vista, pois alguns detalhes acabaram ficando repetitivos, especialmente a parte mais monótona. Apesar da previsibilidade da trama, gostei de acompanhar o desenrolar do “drama adolescente” e de visualizar uma boa dose da realidade dos tempos em que a nossa maior preocupação é saber se aquela pessoa também gosta da gente.

1 comentários:

  1. Oieeee.
    Preciso ler alguma coisa da Vanessa com certa urgência, já li resenhas muito positiva dos livros dela.
    Beijinhos
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)