Ben Barnes e suas várias faces literárias


Talvez você não o conheça pelo nome, mas com certeza já viu seu rosto em algum lugar. O ator de 32 anos, parece se encaixar no perfil dos personagens masculinos dos mais diversos livros que já li. Parece bobagem, especialmente quando o Alex Pettyfer e o Ian “Feioso” Somerhalder são os nomes mais citados nos dream cast mais conhecidos. O post de hoje contém apenas divagações inúteis e subjetivas, mas talvez você concorde com algumas.

Ainda não li As Crônicas de Nárnia, mas a julgar pelo burburinho virtual, parece que o Ben não tem a aparência do príncipe Caspian descrita no livro. Não que isso importe, considerando que ele atuou muito bem no papel. 

Nosso bizarro e galante Dorian Gray também foi interpretado nos cinemas pelo Ben. Honestamente, estou para ler O Retrato de Dorian Gray há tempos, mas ainda não tive a chance. Porém, se me permitem dizer, imagino que Ben tenha dado ao personagem uma nova vida, talvez com mais intensidade, mas ainda assim digna de aplausos.


Agora, sem mais delongas, estou aqui para falar a respeito dos personagens literários que EU enxergo no Ben. Melhor dizendo, quero falar apenas das várias faces literárias que vejo no ator Ben Barnes. E não são poucas, viu?

Começando pelo primeiro personagem que me trouxe a imagem do Ben à mente, imediatamente. O livro, ou melhor, a série, pode ser fraca e deixar a desejar no desenvolvimento, mas seu personagem principal masculino é a razão pela qual consegui acompanhar os seis livros da série Os Imortais, da Alyson Nöel. Damen August é bonito, estiloso, rico e misterioso, e sua descrição física é realmente a de Ben Barnes, apesar da diferença de mais dez anos de idade. Por alguma razão, também consegui ver o Ben na imagem mental de Lucius Vladescu, de Como se livrar de um vampiro apaixonado, da Beth Fantaskey, embora não tanto quanto o Damen. Sem querer ir muito longe, considerando o grau de infantilidade da história, um Ben mais novo também ficaria bem como Alexander Sterling, da série Vampire Kisses, da Ellen Schreiber. Ou não.

Outro personagem literário que acho perfeito e à altura do Ben, exceto pelas orelhas pontudas, é o Príncipe do Inverno, Ash, da série Os Encantados de Ferro, da Julie Kagawa. O personagem é bastante carrancudo, no início, mas logo se transforma em um doce faérico. Falando no reino mágico de Faery, lembro de outro príncipe que vive em um reino não tão mágico, mas ainda assim, encantador. Ben Barnes também faz parte do dream cast de Seraphina, da Rachel Hartman. Lucian Kiggs é mais simpático do que Ash, mas sua fisionomia fictícia não vai muito longe dos cabelos e olhos escuros de Ben. 

Perfeitamente humano, cheio de defeitos e bastante imprevisível, o “irmão” da Rosa e Túmulo de Amy Haskel na série Sociedade Secreta, da Diana Peterfreund, P-Jamie, ou melhor, Poe, é outro que reúne características “benbarnianas”. Além disso, o personagem, ao contrário dos anteriores, não é mais nenhum garoto de dezoito anos, o que favorece minha tese de que Ben seria o ator perfeito para interpretá-lo, caso houvesse uma adaptação. Isto no tempo pretérito, já que mesmo com rostinho de vinte e poucos, o ator já não é nenhum garoto para pegar um papel assim. Ou será que sim?

O último nome é um bônus que presenteio à minha própria pessoa. Não é que não esteja satisfeita com a escolha do Danila Kozlovsky para Dimitri Belikov, em Blood Sisters, primeiro filme da série Vampire Academy, da Richelle Mead. Estou. E muito! Antes de conhecer o ator russo, minha pobre e nada criativa imaginação só tinha olhos para o Ben como Dimitri. Claro que estava enganada, já que o Danila não poderia ser mais perfeito para o papel. Ainda assim, passei seis livros enxergando um Ben na pele do damphir mais gato do St. Vladimir, o que não é pouco.


Falta de criatividade ou padrão de beleza literário? Quem sabe... só sei que termino este post sentindo-me uma tiete de meia idade. #oremos

1 comentários:

  1. Uahuahauhauhuah tb amo o trabalho do Ben, ele é um ótimo ator e deu vida a esses personagens tão maravilhosos q eu amo, Dunstan Tristan, Dorian Gray e o príncipe Caspian =)
    Quanto ao Retrato de Dorian Gray, vc irá ver no livro muitos traços do que chamamos de Naturalismo e ao mesmo tempo Realismo, Dorian foi muito bem adaptado pro filme, Barnes serviu como uma luva XD Gostaria de tê-lo visto como personagem principal de Stardust, mas Charlie Cox na época era mais conhecido, sem querer desprezar o trabalho desse ator genial =)
    Não costumo imaginar as pessoas interpretando o papel, eu deixo o texto dizer pra mim, mas sabe q essa sua forma de ver, parece ser interessante XD Tb amo Ben Barnes e adorei o seu blog =) deadrosescrown.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)