Através do Universo, de Beth Revis



Across The Universe, publicado no Brasil pela editora Novo Século e escrito pela estreante, Beth Revis, é o típico livro que me atrai pela capa e me surpreende pelo conteúdo. Estava, há bastante tempo, querendo devorar suas páginas e só há dois dias o encontrei. Entenda que qualquer história que trate de estrelas e o desconhecido tende a ser, no mínimo, curiosa, mas também fantástica. Minhas impressões sofreram uma certa decepção durante as primeiras cem páginas, quando pensei notar um certo “lugar comum” dos young-adults. Com paciência, consegui chegar a algo diferente no decorrer da história e posso dizer que não foi nada mal.

 
Um fator interessante é a narração em primeira pessoa, porém sob dois pontos de vista, de dois personagens, intercalados a cada novo capítulo. A ideia funciona e os personagens em questão não são chatos.

Amy deixou para trás seus amigos, seu namorado, seu mundo inteiro para se juntar aos pais a bordo da nave espacial Godspeed. Para a longa viagem, ela e seus pais foram criogenicamente congelados, esperando enfim acordarem em um novo planeta: Terra-Centauri. Porém, cinquenta anos antes do previsto, a câmara criogênica de número 42 é misteriosamente desligada, e Amy se vê forçada a sair de seu profundo sono de gelo. Alguém havia tentado matá-la. Agora, Amy está presa em um novo – e pequeno – mundo, onde nada parece fazer sentido. Os 2312 passageiros a bordo de Godspeed são liderados pelo tirânico e assustador Eldest. Elder, seu rebelde sucessor, parece ao mesmo tempo fascinado por Amy e ansioso por descobrir nele mesmo tudo o que se espera de um líder. Amy quer desesperadamente confiar em Elder, mas será que ela deve colocar seu destino nas mãos de um garoto que jamais conhecera a vida fora daquelas frias paredes de metal? Tudo o que Amy sabe é que ela e Elder devem correr para desvendar os segredos mais ocultos de Godspeed, antes que o assassino tente matá-la novamente.

Através do Universo é um daqueles livros que podem ser amados ou odiados, mas que, sem dúvida, possuem um enredo inovador. Como já disse, qualquer história que foque em algo como as estrelas me atrai, porém um bom desenvolvimento é essencial para que a decepção não me atinja. As primeiras páginas cansam um pouco, devido à espera de determinado acontecimento que será o estopim para a trama, mas o ritmo segue bem, assim que você se acostuma. A maioria dos detalhes é apresentada como sugestão, pelos próprios personagens (óbvio, é primeira pessoa...) e não é nada complexo entender aonde chegar. Como toda distopia, a expectativa do futuro ou sua falta, é um forte fator. Acho interessante que, neste caso, apesar da história se passar a bordo de uma nave espacial em busca de um novo lar, a Terra, o planeta de origem, só é considerada passado porque a tripulação jamais voltará a vê-la, e não por ter sido destruída ou algo assim.
A nave, em missão colonizadora, esconde segredos complexos, duvidosos e vitais. Elder, o futuro líder, é só um garoto curioso e em aprendizado, que se excede ao descobrir um compartimento, que guarda itens muito peculiares. Existem cem pessoas congeladas e aguardando a chegada à Terra-Centauri, cada uma necessária devido a suas qualificações, exceto uma. Amy só está lá por ser filha de dois voluntários, tendo deixado sua breve vida na Terra por apego a eles. O problema é que durante os trezentos e um anos que deveria passar congelada, ela entra e sai de angustiantes memórias, sonhos e pesadelos, fatos mostrados por seu ponto de vista, desde o momento de seu congelamento.
As pessoas que vivem na nave possuem características físicas comuns e similares, razão pela qual Amy tanto se destaca, ao ser descongelada e revivida como a garota da Terra que não só possui olhos, cabelos e pele incríveis, como também já viu o Sol, as estrelas e o mar. Confesso que um indício de romance, logo nas primeiras páginas, me irritou um pouco, mas a ligação entre os fatos se torna maior com o tempo. As pessoas na nave mais parecem robôs, pois não fazem ideia das razões e segredos que estão por trás da incrível jornada através do universo. Na verdade, o maior mistério do livro é, justamente, o significado da jornada. Quando Amy é descongelada, acidentalmente ou criminosamente, seguida por outros companheiros de situação, que não têm a mesma sorte, o atual líder da nave se mostra hostil e suspeito, mas nada é o que parece e, as surpresas só estão começando.
Em meio aos dilemas de ser um peixe fora d'água, Amy não faz ideia da batalha que Elder trava consigo mesmo e o futuro que o aguarda como líder de toda aquela gente. O garoto desconfia que Eldest não está lhe contando tudo, mas também não consegue chegar a uma conclusão útil. Acho muito válida a personalidade dele e sua forma de tentar compreender o mundo. O fato é que Elder se importa com Amy e sua condição desde que a viu congelada, embora esteja centrado na investigação do possível assassino. No começo, a típica paixão platônica e adolescente mostra um “lugar comum” enjoativo e eu discuto comigo mesma sobre a razão de ter desejado tanto ler um livro que me levaria ao mesmo lugar que os outros. Mas, ah! A quem estou enganando? Um livro nunca me perdeu com romance, por que este iria? Logo, eu estou vidrada em cada página, aguardando uma revelação bombástica ao estilo “Luke, I am your father”.
O desenrolar é lento o suficiente para nos permitir refletir, ao lado de Elder e Amy. Não é que tudo seja óbvio, mas as conclusões são simples e se dão sem choque ou grandes surpresas. Como o fim não é realmente o fim, já que há continuação em mais livros, a dúvida que permanece é apenas uma alerta de spoiler: como e onde, diabos, essa nave vai pousar?
Enfim, eu esperava tanto, mais tanto deste livro, que uma decepção, mesmo que pequena, teria que haver, certo? Então, Através do Universo não é o que eu esperava, mas faz seu papel e me induz a querer a continuação, que terá mais uma capa e título lindos. Um Milhão de Sóis já é uma de minhas expectativas para este ano, já que a verdadeira ação deve acontecer neste e eu já sei o que esperar da leitura.

2 comentários:

  1. A premissa desse livro não me atrai, acho que falta algo nele, sei lá. Não leria, pelo menos não agora.
    Narrativas por mais de um personagem tendem a ser repetitivas, quando contam sobre o mesmo lado da estória.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Camilla, tudo bom?
    Quanto tempo!
    Essa capa é maravilhosa, e o enredo parece ser bem legal...
    Todo livro que a gente cria expectativas demais acabam nos decepcionando né? Principalmente quando um autor é novo para a gente...
    Gostei muito da resenha!
    Tem post novo lá no blog!
    Beijão
    endless-poem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Gostou do post? Por que não faz um comentário e deixa uma blogueira feliz? :)